Lucas Lima encaminha rescisão com o Santos e assinará com o Sport até 2026

Lucas Lima marcou dois gols contra o Santos na última rodada da Série B (Foto: Divulgação / Sport)

O meia Lucas Lima está de saída do Santos. Nesta quinta-feira (26), os representantes do jogador, de 34 anos, encaminharam o acordo para a rescisão contratual com o clube santista. Em seguida, ele assinará contrato definitivo com o Sport, válido por dois anos, até o fim de 2026. A informação inicial é do jornalista Venê Casagrande e confirmada pelo DIÁRIO.

Lucas Lima, que estava emprestado ao Sport até o final de 2024, foi um dos destaques da campanha do time pernambucano na Série B do Campeonato Brasileiro. Ele encerrou a competição como líder de assistências, com 10 passes decisivos e três gols marcados, dois deles na vitória por 2 a 1 contra o próprio Santos, na última rodada, resultado que confirmou o acesso do Sport à Série A.

Para que o meia pudesse atuar naquela partida decisiva, o Sport pagou R$ 500 mil ao Santos, conforme cláusula prevista no contrato de empréstimo. A permanência de Lucas Lima era um desejo da diretoria rubro-negra e do próprio jogador, mas o clube precisava desembolsar R$ 5 milhões referentes à multa rescisória para adquiri-lo em definitivo antes de abril, prazo final do vínculo do atleta com o Santos.

Com a rescisão amigável, o Peixe abriu mão de qualquer compensação financeira, permitindo que Lucas Lima esteja disponível para o Sport já em janeiro de 2025. No clube pernambucano, o meia continuará sob o comando do técnico Pepa, que o utilizou como peça fundamental na campanha que rendeu o terceiro lugar na Série B, com 66 pontos.

Lucas Lima acumula duas passagens pelo Santos. Em 2023, foi o maior assistente da equipe, com 11 passes para gol, igualando Neymar como o principal garçom do clube na última década, com 66 assistências cada. Sua primeira passagem, entre 2014 e 2017, foi marcada por boas atuações que o levaram à Seleção Brasileira, período considerado o auge de sua carreira.