Jair foi um dos destaques no vice campeonato da Copinha (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O zagueiro Maicon pediu paciência com o zagueiro Jair, de 17 anos, no profissional do Santos. Devido aos problemas de lesão no sistema defensivo, o jogador foi promovido na semana passada e foi muito elogiado pelo técnico Lisca na coletiva após o empate em 2 a 2 com o Fluminense na última segunda-feira. O treinador comparou o garoto com Lúcio, ex-Seleção Brasileira.

“Eu acredito que o Jair tem totais condições de jogar no Santos. Não podemos pular etapas. Jogador tem que passar por etapas. Muitas vezes estragamos jogadores por pular etapas. Temos que da rum passo de cada vez. O primeiro foi chegar ao profissional. O segundo é treinar e entender o que o professor passa, tentar tirar proveito dos zagueiros mais experientes, tentar aprender o mais rápido possível”, disse Maicon.

O camisa 33 também falou sobre as etapas dos jogadores que sobem da base para o profissional e nem sempre conseguem se adaptar da melhor forma. Um dos exemplos foi Kaiky, vendido ao Almería, da Espanha, por vendido por 7 milhões de euros (cerca de R$ 37,5 milhões).

“Eu acredito que o Kaiky teve a passagem dele, foi vendido. Mas se ele tivesse ido tão mal, o Santos não teria vendido. Ele tem extrema qualidade, teve vários jogos no Sub-20, ano passado foi bem. É claro que jogadores de futebol oscilam muito, não só os mais jovens, como os mais velhos também. A pressão nos mais jovens faz com que oscile. Não é fácil. Eu costumo dizer que quando você tem qualidade é muito fácil chegar no objetivo final, o difícil é manter”, afirma.

Com contrato com o Peixe até o final de 2024, Jair tem uma multa rescisória de 70 milhões de euros (R$ 422 mi). Ele se destacou na categoria Sub-17 e logo foi promovido ao Sub-20. Foi titular na defesa do Santos no vice-campeonato da Copinha deste ano.

“O Jair está integrado, não quer dizer que via jogar de cara e ser titular absoluto. Acho que temos três, quatro zagueiros na equipe e se ele ganhar o espaço e professor optar por ele, é na hora que o professar achar que tem condições de jogar. É um passo de cada. Ele tem totais condições dar alegria a torcida”, completa Maicon.