Projeto de Retrofit da Vila será avaliado nesta quinta pelo Conselho do Santos (Crédito: Divulgação)

Em enquete promovida no Twitter do DIÁRIO DO PEIXE (@diariodopeixe) a imensa maioria dos torcedores do Santos votou a favor do projeto de Retrofit da Vila Belmiro em parceria com a WTorre. O Conselho Deliberativo do clube se reúne logo mais, às 19 horas, para discutir o assunto.

A enquete teve 1.451 votos e a opção “sou a favor” recebeu 84,8% dos votos. A opção “Estou indeciso” recebeu 9,9% dos votos e a opção “Sou contra” recebeu apenas 5,2% dos votos dos internautas.

Durante o dia, alguns torcedores chegaram a criar a Hashtag #AprovaArena e ela chegou a ser trending topics no Twitter.

O projeto será avaliado pelo Conselho Deliberativo do Santos na noite desta quinta-feira. O encontro virtual contará com a participação do Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e do dono da empresa, Walter Torre, que é torcedor do Santos.

A empresa, no entanto, está preocupada. Nos últimos dias, o presidente em exercício, Orlando Rollo, participou de um encontro com executivos da WTorre e deixou claro que não considera prioridade pensar no projeto de Retrofit da Vila neste momento. O antigo diretor de patrimônio, Fernando Volpato, irmão do arquiteto que assina o projeto, foi demitido. Seu substituto, Junior Curitiba, também se reuniu com representantes da empresa para discutir o projeto.

Opinião do DIÁRIO – Santos não pode deixar a oportunidade passar mais uma vez

Embora a WTorre tenha evitado desde o início das conversas dar ao projeto um tom político, existe um temor de que os conselheiros não aceitem a continuidade das negociações pelo envolvimento do agora ex-presidente José Carlos Peres no início da conversa.

Na reunião desta noite, após a apresentação do projeto pelos responsáveis pela empresa, o Conselho Deliberativo deverá deliberar pela sequência ou não da parceria, mas ainda não votará o projeto definitivo. Se o Retrofit passar pela reunião desta quinta, a aprovação definitiva deverá ser votada em outro encontro.

Como o DIÁRIO antecipou, o Retrofit da Vila faz parte de um projeto de Fundo de Investimento Imobiliário que a WTorre está estruturando ao lado do BTG Pactual. Além da Vila, o Fundo teria o Allianz Parque, o novo São Januário, a Arena da Ponte Preta e outros dois estádios.

O Comitê de Gestão do Santos assinou um MOU (Memorando de Intenções) com a WTorre com validade de um ano. Pelo documento, a parceria teria entre 30 e 35 anos e a remuneração do Santos durante o período seria de 2,5% a 15% do faturamento (estima-se que o percentual seja de 6%). Após o prazo do contrato, todas as receitas do Retrofit seriam do clube.

O projeto custará cerca de R$ 220 milhões e o prazo para a construção é de 24 meses após todas as aprovações. A primeira delas terá de ser pelo Conselho Deliberativo do clube. Em paralelo, o projeto será enviado oficialmente para a Prefeitura de Santos para as aprovações nos órgãos competentes.

A Arena será totalmente coberta, com capacidade para 25 mil pessoas, terá estacionamento para 943 vagas simultâneas abaixo do gramado, que será elevado acima de 10 metros do nível do solo – característica única no futebol mundial. O complexo terá mais de 11 mil m² de áreas comerciais, incluindo uma grandiosa área no topo do estádio, batizada como “Vila”, 712 cadeiras com vista espetacular, ciclovia, réplica do calçadão de Santos, áreas de lazer e entretenimento.

Confira o vídeo do projeto antes da mudança: