Santos vota projeto do Retrofit da Vila nesta quinta (Crédito: Divulgação)

O Santos tem um dos momentos mais importantes da sua história recente na noite desta quinta-feira. O Conselho Deliberativo do clube vai se reunir para acompanhar a apresentação do projeto de Retrofit da Vila Belmiro em parceria com a WTorre, anunciado em primeira mão pelo DIÁRIO DO PEIXE desde dezembro.

É fundamental para o futuro do clube aprovar a sequência da conversa com a construtora. No ano passado, de acordo com relatório da EY publicado pelo DIÁRIO, o Santos teve apenas a 13ª receita do país com sócios e bilheteria, ficando atrás de clubes como Fortaleza e Bahia e muito perto do Ceará.

A culpa não é do marketing ruim ou do torcedor que não comparece. O problema tem a ver com as condições da Vila Belmiro para todo o público. Vários estudos no mundo inteiro indicam um aumento significativo da média de público em novas Arenas. O próprio case do Palmeiras com a WTorre é um exemplo. O clube não tinha 15 mil torcedores de média no Parque Antarctica. No Allianz Parque, a média gira em torno de 30 mil.

O DIÁRIO sempre foi contrário ao suposto modelo de negócio com o suspeito Bolton Group, uma empresa que ninguém conhecia, com negócios nebulosos pelo mundo. Agora temos um projeto com uma empresa que tem um modelo de negócio de sucesso na área (Allianz), já fechou com Vasco e Ponte Preta e ainda tem um dono que é torcedor do Santos.

Não é hora de ficar com birra política ou pensamento pequeno. O projeto não é desse ou daquele, é um projeto do clube e para o clube. O Santos já perdeu a primeira onda de estádios na época da Copa do Mundo, não pode perder essa oportunidade agora.

E esqueçam essa conversa pequena de que o Santos tem de se preocupar em pagar o Hamburgo. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O Santos não vai gastar um tostão agora para dar sequência ao projeto.

Pelo contrário, o Retrofit da Vila pode dar ao clube a oportunidade de aumentar suas receitas ordinárias para não ser mais competitivo no futuro e não ser tão dependente das vendas das nossas joias.

Nós acompanharemos a reunião desta terça e teremos na sexta uma matéria com o posicionamento dos pré-candidatos para a eleição de dezembro sobre o assunto. O torcedor precisa saber quem realmente quer um Santos grande e quem pensa em um clube cada vez menor, dentro do seu curral.