Neymar foi apresentado no Santos dia 31 de janeiro (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, concedeu entrevista ao Bandsports para falar sobre a modernização do estatuto do clube, a possibilidade de transformação em SAF e o impacto da volta de Neymar. O dirigente negou qualquer relação entre a chegada do jogador e um eventual investimento externo, destacando a reestruturação financeira do clube.

Teixeira explicou que o Santos está atualizando seu estatuto para adequá-lo ao mercado, incluindo a possibilidade de se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), tema em debate no Conselho Deliberativo. No entanto, descartou qualquer ligação entre esse processo e a contratação de Neymar.

“O Santos está adaptando seu estatuto para torná-lo mais moderno e alinhado ao mercado, incluindo a possibilidade de SAF, tema em discussão no Conselho Deliberativo. Não há tratativas sobre o retorno de Neymar ou a chegada de um fundo árabe, e muitas notícias divulgadas não refletem a realidade. A vinda do Neymar ao Brasil não está relacionada à SAF ou a qualquer investimento externo para seu retorno ao Santos”, disse o presidente.

O presidente ressaltou que a chegada de Neymar abre novas oportunidades para o Santos, que busca ampliar sua arrecadação com novos produtos e investidores. Ele também destacou o crescimento do clube nas redes sociais e no programa de sócios.

“A chegada do Neymar cria oportunidades para o Santos, que já trabalha em alternativas, produtos e busca investidores para aumentar sua arrecadação. O clube se aproxima de 75 mil sócios e tem mais de sete milhões de seguidores nas redes sociais. Mesmo sem Neymar, em 2024, na Série B e sem contratos de TV ou publicidade, o Santos iniciou sua reconstrução e criou novas receitas sem se prender às dificuldades financeiras”, afirmou.

Sobre a situação financeira do clube, Teixeira afirmou que as dívidas estão sendo controladas e que a gestão tem projeções para 2025 e 2026. Ele enfatizou a importância de um modelo profissional de administração, seja como associação ou SAF, e comentou sobre o contrato curto assinado com Neymar.

“As dívidas do Santos estão sendo controladas, e o foco da gestão é aumentar a receita, com projeções para 2025 e 2026. O modelo profissional do clube, seja como associação ou SAF, é essencial para sua recuperação. O contrato de seis meses foi uma escolha das partes para avaliar o impacto financeiro e técnico da vinda de Neymar, que deve recuperar seu nível naturalmente. O diálogo com o jogador e seu pai é constante, e há confiança mútua de que esse retorno pode ser positivo para ambos”, completou Marcelo Teixeira.

Neymar já disputou duas partidas desde seu retorno ao Santos e tem contrato até 30 de julho de 2025. O jogador tem retomar o ritmo para voltar a Seleção Brasileira e disputar a Copa de 2026.