Gabriel Barbosa marcou dois gols contra o São Paulo (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, comentou sobre a possibilidade de permanência de Gabigol no clube após a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, nesta sexta-feira (2), no Morumbis. O atacante marcou os dois gols do Peixe no clássico e voltou a ser destaque no momento positivo da equipe no Campeonato Brasileiro.

Gabigol está emprestado pelo Cruzeiro ao Santos até o fim de 2026 e tem contrato com o clube mineiro até dezembro de 2028. O acordo entre os clubes não estabeleceu um valor fixo para uma eventual compra, o que faz com que uma possível permanência dependa de uma nova negociação.

Na saída do Morumbis, Marcelo Teixeira afirmou que a valorização de Gabigol com a camisa santista não deve impedir uma conversa entre os clubes. O dirigente lembrou que o objetivo do Cruzeiro ao emprestar o atacante também envolvia a possibilidade de valorizá-lo.

“O Gabriel, quando veio, era exatamente o que o Cruzeiro gostaria, de uma valorização do jogador. O jogador voltando para sua casa. São jogadores identificados. O Neymar. São atletas que a tendência era você ter uma melhoria. Então, acho que isso (gols e mais gols) não vai atrapalhar a conversação. No momento certo, o Santos conversa com o Cruzeiro”, afirmou.

Marcelo Teixeira cita poder de decisão de Gabigol

O presidente santista também ressaltou que o próprio jogador terá participação importante na definição do futuro. Além da vontade de Gabigol, Marcelo Teixeira apontou o aspecto financeiro como um dos fatores que serão considerados nas tratativas.

“O jogador vai ter, lógico, o poder de decisão do processo. O fator fundamental, também, é financeiro. Por isso que o Cruzeiro emprestou. Não fazia parte dos planos do Cruzeiro, fazia parte dos planos do Santos. Foi algo importante para os dois clubes nessa temporada. Findando essa temporada, nós vamos sentar de novo e ver de que forma solucionar isso”, completou.

Gabigol vive grande fase no Santos

A boa fase do atacante aumenta a importância do tema para o Santos. Após marcar duas vezes contra o São Paulo, Gabigol chegou a 23 gols e dez assistências em 43 partidas na temporada.

O atacante tem sido um dos principais nomes da reação santista no Campeonato Brasileiro. A vitória no clássico foi a quinta consecutiva do Peixe na competição, sequência que colocou a equipe na sétima posição, com 41 pontos.

O empréstimo termina em dezembro, enquanto o vínculo de Gabigol com o Cruzeiro é válido até o fim de 2028. O clube mineiro já sinalizou que não pretende repetir em 2027 o modelo atual de empréstimos em que participa do pagamento dos salários, o que pode ser um dos pontos a serem discutidos em uma eventual negociação.

Por enquanto, Santos e Cruzeiro ainda não iniciaram uma negociação formal para definir o futuro do atacante. A diretoria santista, porém, já deixou público que pretende discutir a situação ao término da temporada.