Mateus Xavier é destaque na base do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O atacante Mateus Xavier recebeu diversas sondagens da Europa, mas se aproxima de uma renovação com o Santos. O Menino da Vila recebeu consultas do Borrusia Dortmund (Alemanha), PSV (Holanda), Zenit (Rússia) e entre outros. Ele tem contrato até o dia 28 de agosto de 2026. No entanto, o clube já está trabalhando pela prorrogação do vínculo do garoto há algum tempo até mesmo quando Pedro Martins era o CEO.

Com as mudanças no Departamento de Futebol, lideradas por Alexandre Mattos e Gustavo Ferreira, o Peixe fez uma nova proposta e ambas as partes estão confiantes pela sequência do jogador no Alvinegro. Destaque da base, Mateus Xavier já vinha chamando atenção do profissional e chegou a estrear no ano passado.

Inscrito na Série B, o atacante estreou pelo principal entrando na vitória do Santos sobre a Chapecoense por 1 a 0, na Vila Belmiro, na 13ª rodada, no dia 1 de julho. Ele finalizou e o goleiro colocou para escanteio. O gol santista veio na cobrança. Apesar de ter chamado atenção, voltou para a base depois da passagem pelo time de Carille, que chegou a elogiar o menino.

Ele já vinha se dividindo com o Sub-17, onde foi campeão Paulista. Neste ano vem se dividindo pelo Sub-20. Com o técnico Pedro Caixinha no Paulistão, foi inscrito ficou seis jogos no banco. Na Copa do Brasil, entrou no jogo de ida na Vila Belmiro e recebeu elogios de Cleber Xavier pela atuação.

No Brasileiro, entrou em três jogos contra Corinthians, Grêmio e Red Bull Bragantino. Ou seja, ao todo são apenas cinco jogos no elenco principal. Mateus completa 18 anos no fim deste mês, no dia 29.

HISTÓRICO

Mateus foi reprovado no primeiro teste no Santos, mas não desistiu de vestir a camisa do Peixe. Natural de Ibicaraí (Bahia), seguiu os passos do pai, que jogava na Seleção da cidade. Aos quatro anos, entrou na escolinha Revelação, onde iniciou a trajetória. Teve passagem pelo projeto Damascena, do professor Betinho, onde disputou um campeonato no interior pelo Canarinhos, sendo eleito o melhor jogador do torneio.

O Alvinegro tinha um observador na competição e ele foi chamado para fazer teste. Aos nove anos, fez o teste e não foi aprovado. Na sequência, passou por um teste no Fluminense e também não passou. Só cinco anos depois, foi chamado novamente para testes no Peixe depois de disputar um campeonato pelo Canarinhos e foi aprovado.

Ponta-esquerda, ele se destacou pela velocidade, drible e finalização desde então. No clube desde os 14 anos, ele tinha um contrato de formação até o fim de 2024. Em setembro de 2023, assinou o primeiro contrato profissional, que é o válido até hoje, com vínculo até agosto de 2026.

Pela base, foi vice da Copa Votorantim (2022) e foi campeão da Copa Brasileirinho Sub-16 (2023), Paulista Sub-17 (2024). No ano retrasado, também foi artilheiro da Brasil Soccer Cup Sub-16.

Leia também: Ex-Santos, Leo Godoy é anunciado pelo Independiente com contrato até 2028

Veja os números de Mateus Xavier pelo Santos:

  • 2022: 8 gols em 22 jogos pelo Paulista Sub-15
  • 2023: 4 gols em 21 jogos pelo Paulista Sub-17 | 8 jogos pelo Brasileiro Sub-17
  • 2024: 8 gols em 7 jogos pelo Paulista Sub-17 | 1 gol em 5 jogos pela Copinha | 2 gols em 8 jogos pelo Paulista Sub-20 | 5 gols em 8 jogos pelo Brasileiro Sub-17 | 4 gols em 15 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 1 jogo pela Série B
  • 2025: 1 gol em 4 jogos pela Copinha | 3 gols em 9 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 3 jogos pela Série A | 1 jogo pela Copa do Brasil