Espaço foi destinado para visitação de fãs do Rei Pelé e amantes do futebol (Crédito: Reprodução)

Foi inaugurado nesta segunda-feira (15) o Mausoléu onde está enterrado o corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, para visitação. O espaço é localizado na Av. Dr. Nilo Peçanha, 50, no bairro de Marapé. Sua estrutura conta com 18 mil lóculos, salas de velório com suítes para repouso, cinerário, ossuário, restaurante 24 horas, estacionamento, capela, aviário e um museu de veículos.

A Torcida Jovem do Santos marcou presença no evento e Cosmo Damião Freitas Cid, fundador da maior organizada santista, foi o primeiro a entrar no local. Edinho, filho do Rei, também esteve presente e não escondeu a emoção na inauguração.

“É um motivo de muita felicidade e gratidão. Ao longo da nossa vida, todos nós do núcleo da família, fomos obrigados a entender que ele não pertencia 100% a nós, ele é do mundo, isso nem sempre foi tão fácil. Mais uma vez em um momento íntimo e delicado, nos vemos obrigados a dividir com todo mundo. Mas, ao mesmo tempo, é esse amor e carinho que que ajuda a superar a dor e a tristeza”, disse Edinho.

O fato curioso é que o cemitério tem vista para a Vila Belmiro, estádio do Santos, palco em que o Rei conquistou o mundo. A escolha do andar, o nono, porém, passou pelo pai de Pelé, Seu Dondinho. Em acordo entre a família do Rei e o Memorial Necrópole Ecumênica, ficou decidido o sepultamento no primeiro andar para facilitar a visitação.

Para visitar o local não é cobrado nenhum valor, basta fazer uma reserva antecipadamente através do site. A visitação ao Memorial do Rei pode ser realizada de segunda a sexta e em dois períodos – das 9h às 12h e das 14h às 18h. O acesso às dependências será permitido apenas mediante apresentação de documento com foto e do ingresso para o respectivo período.

Rei faleceu no final de 2022

Pelé nos deixou no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, vítima de complicações de um câncer no cólon. A majestade foi internado no final de novembro e também chegou a ser diagnosticado com Covid-19. O Boletim apontou a causa da morte como “falência de múltiplos órgãos”.

O Santos realizou um velório de 24 horas ao Edson Arantes do Nascimento na Vila Belmiro. O presidente da república, Lula, e os presidentes da CBF e de outros clubes estiveram presentes no momento, além de ídolos, familiares, amigos e outros artistas importantes. Desde seu falecimento, o Peixe passou a utilizar uma coroa acima do escudo nas camisas e diversas homenagens nos jogos e ao redor do mundo.

Leia também: