Equipe de futsal sub-14 foi campeão do Estadual nessa temporada (Crédito: Divulgação Santos FC)

Para as categorias de base, a temporada foi quase uma tragédia. Diferente de outros anos, os Meninos da Vila não conseguiram chegar em um final sequer esse ano nas competições mais importantes. Agora se as coisas vão mal no campo, na quadra tudo está diferente.

No último sábado, a equipe sub-14 de futsal do clube foi campeã do Estadual Série Ouro ao derrotar a Portuguesa por 3 a 2, partida realizada no Ginásio da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo. O time do Peixe jogava pelo empate, pois tinha melhor campanha na competição e no primeiro duelo entre as agremiações, o empate em 2 a 2 deixou o clube em vantagem para a grande decisão. Mesmo assim, vitória santista no tempo normal.

Outras equipes das quadras ainda podem no próximo final de semana faturarem mais três conquistas. As categorias sub-8, sub-9 e sub-10 estão nas finais do Campeonato Paulista contra o Palmeiras. E nos primeiros jogos das decisões, o Santos levou a melhor: no sub-8, a equipe venceu por 2 a 0; no sub-9, derrota pelo mesmo placar (2 a 0); já o sub-10 goleou por 4 a 0.

Como nessas três categorias o regulamento é conjunto e o que vale é a somatório dos seis jogos, o Peixe abriu um saldo de 4 a 0 com as três primeiras partidas e será campeão se agora conquistar uma vitória e dois empates. A Federação organiza a competição desta forma para premiar o melhor clube formador. Os três jogos decisivos ocorrerão no próximo sábado, 08/12.

Muitos desses atletas do futsal devem no futuro fazer parte das equipes dos gramados do clube. Grandes craques do clube vieram do futebol de salão. Além disso, nesse ano o Santos integrou num mesmo departamento o futebol de campo com o do salão. O objetivo principal dessa união é garimpar novos Meninos da Vila.