Edina Alves apitou um Sansão polêmico no Paulistão de 2022 (Foto: Divulgação / Santos FC)

O confronto entre Santos e São Paulo, marcado para a próxima quarta-feira (14) no MorumBIS, o destaque vai além do jogo em si. A árbitra Edina Alves Batista, envolvida em polêmicas em um Sansão de 2022, apitara mais uma vez uma partida entre as equipes.

A polêmica ocorreu durante a oitava rodada do Campeonato Paulista daquele ano, na Vila Belmiro, quando o São Paulo venceu por 3 a 0. Após a partida, a Federação Paulista de Futebol (FPF) reconheceu que a equipe de arbitragem, liderada por Edina Alves, errou ao não assinalar dois pênaltis a favor do Santos.

Em um comunicado formal à FPF na época, o Santos contestou os dois lances: o primeiro envolvendo Marcos Leonardo, e o segundo em Ângelo. A ouvidoria da arbitragem corroborou as reclamações, destacando a imprudência do defensor são-paulino no primeiro lance e a disputa limítrofe no segundo.

A análise detalhada do primeiro lance indicou que o VAR, sob o comando de Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, deveria ter feito uma checagem mais apurada para detectar a infração. No segundo, apesar da convicção da árbitra e da concordância do VAR com a interpretação, a FPF reconheceu a procedência da reclamação santista.

Na sequência, a FPF anunciou a aplicação de ações corretivas na equipe de arbitragem que trabalhou na partida, cumprindo a promessa de sanções. O presidente do Santos na época, Andres Rueda, enfatizou a importância do reconhecimento dos erros pela entidade.

Neste ano, Santos e São Paulo se enfrentarão no MorumBIS, em jogo válido pela oitava rodada do Paulistão. O San-São acontecerá na próxima quarta-feira (14), às 19h30.

Leia também: