Cosmo Damião faleceu neste sábado (Crédito: Divulgação)

Cosmo Damião Freitas Cid, um dos maiores símbolos da nação santista e fundador da Torcida Jovem, faleceu neste sábado (09). Ele estava internado desde o último final de semana após sofrer um AVC.

O Santos decretou três dias de luto e a bandeira hasteada a meio mastro.

Histórico

Nascido no dia 27 de setembro de 1955, Cosmo se tornou santista ainda menino, após assistir a uma partida entre Santos e Comercial. Já adolescente, passou a acompanhar o clube não só no Pacaembu, mas viajando para Santos em todas as oportunidades.

E no dia 26 de setembro de 1969, quando o Santos FC retornava de mais uma excursão vitoriosa e invicta, após uma série de sete partidas pela Europa, 13 garotos reunidos numa velha casa no tradicional bairro do Brás em São Paulo, decidiram fundar oficialmente a Torcida Jovem. E aquela casa, era onde residia Cosmo Damião, e ficou sendo a primeira sede oficial da primeira torcida uniformizada e organizada do Santos FC.

Foram cinco mandatos na presidência da Torcida Jovem e foi vice-presidente da ATOESP (Associação das Torcidas Organizadas do Estado de São Paulo) em 1974. As experiências fora das arquibancadas fomentaram iniciativas para o espaço do torcedor, como a campanha para o fim da garrafa de vidro nos estádios e “um palavrão a menos, uma mulher a mais no estádio de futebol”.