Neymar e Ganso podem se enfrentar pela terceira vez após parceria no Santos

Neymar e Ganso foram revelados pelo Santos na mesma geração (Foto: Divulgação / Santos FC)

O duelo entre Santos e Fluminense, marcado para este domingo (14), no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, pode marcar o terceiro encontro entre Neymar e Paulo Henrique Ganso desde que deixaram de atuar juntos. Os dois foram companheiros no Santos entre 2009 e 2012 e participaram de conquistas como a Copa do Brasil (2010), a Libertadores (2011) e três Campeonatos Paulistas (2010 a 2012).

A primeira vez que se enfrentaram foi em 2013, pelo Paulistão. Ganso havia trocado o Santos pelo São Paulo no fim de 2012, e, na 5ª rodada do estadual, reencontrou Neymar na Vila Belmiro. O Santos venceu por 3 a 1, com um gol e uma assistência do camisa 11. Naquele jogo, Ganso foi vaiado pelos torcedores santistas. Neymar deixaria o clube meses depois rumo ao Barcelona.

O segundo confronto aconteceu em 2016, quando Neymar defendia o Barcelona e Ganso havia sido contratado pelo Sevilla. As equipes se enfrentaram no dia 6 de novembro, pelo Campeonato Espanhol. O Barça venceu por 2 a 1, com gols de Suárez e Messi. Ganso entrou no segundo tempo e Neymar permaneceu em campo os 90 minutos. A partida foi disputada no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán.

Desde então, os dois não voltaram a se encontrar em campo. Ganso teve passagens pelo Amiens, da França, antes de retornar ao Brasil para jogar pelo Fluminense, em 2019. Neymar passou por Paris Saint-Germain e voltou ao Santos em 2025. Ele está em fase final de recuperação física e, apesar de não estar confirmado entre os titulares, estará à disposição do técnico Pedro Caixinha.

O reencontro entre Neymar e Ganso será o primeiro em solo brasileiro desde 2013. O jogo entre Santos e Fluminense acontece neste domingo, às 19h30, no Maracanã.