Santos já evitou jogar em sintético por precaução com Neymar (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O meia-atacante Neymar Jr se posicionou e se uniu com jogadores em protesto sobre o gramado sintético. Além dele, Coutinho (Vasco), Gabigol (Cruzeiro), Thiago Silva (Fluminense) e outros atletas ‘de nome’ publicaram um texto nas redes sociais. A discussão é surge perto do Conselho Técnico da Série A em que os clubes definem os itens do regulamento do Brasileirão.

“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. É um absurdo a gente ter que discutir gramado sintético em nossos campos. Objetivamente, com tamanho e representatividade que tem o nosso futebol, isso não deveria nem ser uma opção. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim. Nas ligas mais respeitadas do mundo os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. Trata-se de oferecer qualidade para quem joga e assiste. Se o Brasil deseja definitivamente estar inserido como protagonista no mercado do futebol mundial, a primeira medida deveria ser exigir qualidade do piso que os atletas jogam e treinam. FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO SE JOGA EM GRAMADO SINTÉTICO! #NãoaoGramadoSintético”, publicou no Instagram.

Leia também: Thiago Maia aceita abrir mão de parte de dívida milionária para voltar ao Santos

A previsão de início do Campeonato Brasileiro é para o fim de março. A Federação Nacional dos Atletas de Futebol (FENAPAF) iniciou uma tentativa de pauta sobre o assunto, mas não teve andamento no ano passado. A implantação do gramado sintético tem acontecido em novas arenas diante da facilidade para a realização de shows e evento.

Inclusive, o Santos cogitou levar o confronto contra o Água Santa, pela décima rodada do Paulistão, para o Allianz Parque. No entanto, por precaução com o Neymar, que está ganhando minutagem após lesão, o Peixe manteve o jogo na Vila Belmiro. O presidente do Alvinegro, Marcelo Teixeira, chegou a afirmar que não foi pedido do jogador, mas um laudo de todo o staff da saúde do clube.

Se a gestão avançar com a WTorre pela construção da Nova Arena, a ideia inicial é que seja sintético. A diretoria ainda tem parceria com o Pacaembu para atuar na capital, mas o estádio também conta com o gramado sintético.