Neymar evolui em recuperação e deve retornar aos treinos tático na próxima semana (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Neymar participou de mais uma etapa de sua recuperação na tarde deste sábado (5), no CT Rei Pelé. O atacante realizou novamente trabalhos de fortalecimento muscular na parte interna do centro de treinamento e, na sequência, foi ao gramado para atividades físicas. Ele segue o cronograma de transição elaborado pelo departamento médico do Santos após se recuperar de uma lesão na coxa esquerda.

Durante a semana, Neymar já havia ido ao campo pela primeira vez, mas ainda sem participação em atividades com bola junto ao grupo. Neste sábado, apesar de estar no gramado, o camisa 11 não participou do rachão que encerrou o treino com os demais jogadores. A comissão técnica avalia que o jogador ainda não está em condições ideais para ser utilizado.

Com isso, Neymar não será relacionado para o confronto contra o Bahia, neste domingo (6), às 20h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A expectativa é que ele esteja à disposição do técnico Pedro Caixinha para a terceira rodada, diante do Fluminense, no Maracanã.

Desde o início de quinta-feira, Neymar tem alternado períodos na academia com idas ao campo para recuperar a forma física. O Santos tem adotado cautela no retorno do camisa 10, que já disputou sete partidas desde o retorno ao clube e tem contrato até julho. A intenção é evitar qualquer risco de nova lesão muscular.

O processo de transição continua sendo feito de maneira gradual. A comissão técnica e o departamento médico acompanham a evolução diária de Neymar para definir quando ele poderá voltar a treinar normalmente com o restante do elenco. Até lá, ele segue fora das listas de relacionados.