Cleber Xavier comanda treino tático (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O técnico Cleber Xavier tem uma série de indefinições para escalar o Santos que enfrentará o Fortaleza na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo está agendado para quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Arena Castelão.

Suspenso, Neymar está fora do combate. Depois de participar de uma atividade em horário separado na quinta-feira, o camisa 10 realizou apenas trabalhos internos no CT Rei Pelé nesta sexta-feira. Enquanto isso, o restante do elenco treinou sob comando de Xavier, que organizou um treino tático sem ainda indicar um time titular para o próximo compromisso.

Neste sábado, o Peixe realizará um jogo-treino contra a Portuguesa Santista, e a expectativa é de que o treinador aproveite a atividade para fazer testes e observar alternativas para as posições mais carentes do elenco no momento.

Na lateral direita, a ausência de opções força improvisações. Leo Godoy, em negociação com o Independiente, da Argentina, foi liberado e não treina mais com o grupo. JP Chermont está com a Seleção Brasileira Sub-20, enquanto Aderlan ainda se recupera de lesão. Com isso, Escobar deve ser mais uma vez deslocado para o setor.

O meio de campo também tem baixas. Tomás Rincón está a serviço da seleção venezuelana. Diego Pituca, que entrou durante o jogo contra o Botafogo, deve herdar seu lugar.

Sem Neymar e com Deivid Washington também convocado para a Seleção Sub-20, a vaga no ataque está aberta. Tiquinho Soares, Luca Meirelles e Thaciano disputam a posição como referência ofensiva. No entanto, Cleber Xavier pode optar por uma formação mais móvel, com nomes como Mateus Xavier e Gabriel Veron. Existe ainda a possibilidade do retorno de Soteldo, que está com a seleção venezuelana. Mas o jogador tem negociações com o Fluminense e existe a chance de nem voltar ao clube.