Santos foi mandante e jogo foi realizado na cidade de Santo André (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

O Santos goleou o Fortaleza por 4 a 0, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, na tarde desta quarta-feira (18). Os gols do Peixe foram marcados por Robinho Jr, Mateus Xavier, Pepe Fermino e Vinicius Lira.

A equipe do técnico Mauricio Copertino chega a 18 pontos no torneio. O Santos soma quatro vitórias, seis empates e quatro derrotas, com 30 gols marcados e 22 sofridos. Na próxima rodada, o Alvinegro enfrenta o Flamengo na terça-feira (24), às 14h45min, no Estádio da Várzea. Antes, os Meninos da Vila atuam pelo Paulista diante da Ferroviária neste sábado (21), às 15 horas, no Estádio Espanha.

Na campanha, o Santos venceu Botafogo (C), São Paulo (F), Grêmio (C) e Fortaleza (C), empatou com Atlético-MG (F), Palmeiras (C), Atlético-GO (F), Bahia (F), Cuiabá (F) e Corinthians (F) e perdeu para Fluminense (C), Cruzeiro (C), Vasco (C) e Juventude (F).

O JOGO

Aos dez minutos, Mateus Xavier roubou a bola na saída de jogo dos adversários e teve espaço para finalizar da entrada da área. Ele bateu na direção do canto esquerdo, mas parou em defesa do goleiro Cássio em dois tempos. Seis minutos depois, o Peixe já abriu o placar com gol de cabeça de Robinho Jr.

Alejandro Villarreal recebeu cobrança de lateral pela esquerda da grande área e girou sobre seu marcador para cruzar para o meio. Bem colocado, o camisa 7 subiu sozinho e completou de cabeça para as redes. Com 28 minutos, Pepê Fermino enfiou passe entre os zagueiros para Mateus Xavier, que bateu forte para marcar um golaço no ângulo direito. A arbitragem, no entanto, anulou o tento por posição irregular assinalada na jogada.

Já aos 36, Robinho Jr. enfiou passe para Alejandro Villarreal invadir a grande área, pelo lado direito. Dentro dela, o camisa 9 foi derrubado. Na cobrança de pênalti, Mateus Xavier esperou o deslocamento do goleiro e bateu com firmeza no canto direito para estufar as redes e colocar 2 a 0 no placar.

Aos 42, Mateus Xavier fez boa jogada pela esquerda da área e cruzou rasteiro para o meio, fazendo a bola chegar a Alejandro Villarreal. De costas para o gol, ele girou para finalizar, mas foi bloqueado por um adversário em cima da linha de gol. No rebote, Profeta tentou completar para o gol batendo com força, mas mandou para fora, à esquerda da meta.

No segundo tempo, aos nove minutos, Pepê Fermino cobrou escanteio pela direita e cruzou na direção de Mateus Xavier. O camisa 11 subiu bem para cabecear, mas, com desvio no marcador, a bola saiu por cima do travessão. Chegando na metade da segunda etapa, Vinícius Lira recebeu inversão de jogo pela esquerda do ataque e partiu na direção da entrada da área. Ele arriscou batida forte com o pé esquerdo e Cássio fez a defesa em dois tempos.

Já aos 27, o Peixe fez 3 a 0 em belo contra-ataque. Pelo meio do campo, Alejandro Villarreal enfiou passe que deixou Mateus Xavier livre para arrancar pela ponta esquerda. Com cruzamento rasteiro, o camisa 11 colocou a bola nos pés do camisa 10, Pepê Fermino. Sem marcação dentro da grande área, Pepê só teve o trabalho de tirar do goleiro para estufar as redes.

Seis minutos depois, Vinícius Lira transformou a vitória em goleada após grande jogada de Mateus Xavier. O camisa 11 brigou com o marcador pela posse da bola no campo de ataque e ficou com ela para invadir a área pela ponta esquerda. Com bola ajeitada para trás, ele deixou Vinícius Lira livre para finalizar cruzado. A batida firme colocou a bola no canto inferior direito, sem chances de defesa a Cássio.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 4 X 0 FORTALEZA (CE)

Local: Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Data: quarta-feira, 18 de junho de 2025
Horário: 15h
Árbitro: Guilherme Nunes de Santana (SP)
Assistentes: Diego Morelli de Oliveira (SP) e Henrique Perinelli Oliveira (SP)

Cartão amarelo: (SFC) Mateus Xavier, Alejandro Villarreal e Gabriel Simples; (FOR) Arthur

Gols: (SFC) Robinho Jr., aos 16′, Mateus Xavier, aos 37′ do 1ºT, Pepê Fermino, aos 27′ e Vinícius Lira, ao 33′ do 2ºT

SANTOS: Rodrigo Falcão; Gabriel Simples, João Alencar, João Ananias e Vinícius Lira; Gustavo Henrique (Lucas Jaime), Profeta e Pepê Fermino (Bernardo); Robinho Jr. (Padula), Mateus Xavier (Enzo Boer) e Alejandro Villarreal (Kauan Pereira). Técnico: Maurício Copertino

Fortaleza: Cássio; Rafael Vaz, Kauã Rocha, Guilherme Moura e Arthur (Karele); Bruninho, Lucas Emanoel (João Costa) e Peterson (Iuri); Tomas Rocco (Dimas), Landerson e Caio Wesley (Fash). Técnico: Léo Porto

REGULAMENTO

Os vinte clubes se enfrentam em turno único e, após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. Em chaveamento pré-definido, a melhor campanha pega a oitava melhor, a segunda a sétima e etc.

Além do Peixe, também participam da competição Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Botafogo, Fortaleza, Grêmio, Bahia, Internacional, América-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude, Cruzeiro e Cuiabá.

As quartas de final (previsão para 31 de julho ou 1 de agosto) e a semifinal (previsto para 20 ou 21 de agosto) serão disputadas em jogo único. Já a grande final em ida e volta (jogos previstos para 27 de agosto e 3 de setembro).

A partir deste ano, os últimos três colocados serão rebaixamento para o Brasileiro Série B Sub-20 2026. A equipe vencedora garante vaga na Conmebol Libertadores Sub-20 de 2026.

Leia também: Bernardo é relacionado pelo Santos contra o Fortaleza e deve retonar ao Sub-20 após lesões

Veja os jogos do Santos no Brasileiro Sub-20:

  • Santos 4 x 1 Botafogo – Rafael Freitas (2), Rodrigo Cezar e Luca Meirelles
  • Atlético-MG 1 x 1 Santos – Pepe Fermino
  • São Paulo 2 x 4 Santos – Pepe Fermino, Luca Meirelles (2) e Enzo Boer
  • Santos 2 x 2 Palmeiras – Gabriel Simples e Rodrigo Cezar
  • Atlético-GO 1 x 1 Santos – Luca Meirelles (P)
  • Santos 1 x 2 Fluminense – Luca Meirelles
  • Santos 2 x 3 Cruzeiro – Luca Meirelles e Mateus Xavier
  • Bahia 0 x 0 Santos
  • Santos 3 x 0 Grêmio – Luca Meirelles (2) e Robinho Jr
  • Cuiabá 2 x 2 Santos – Mateus Xavier e Luca Meirelles
  • Santos 1 x 2 Vasco – Gabriel Simples (P)
  • Corinthians 4 x 4 Santos – Luca Meirelles, Gabriel Simples, Robinho Jr e Rodrigo Cezar
  • Juventude 2 x 1 Santos – Mateus Xavier (P)
  • Santos 4 x 0 Fortaleza – Robinho Jr, Mateus Xavier, Pepe Fermino e Vinicius Lira
  • 24/06 (ter): Flamengo x Santos, às 14h45min, na Gárvea
  • 01/07 (ter): América-MG x Santos, às 15h, na Arena Vera Cruz
  • 08/07 (ter): Santos x Red Bull Bragantino, às 15h, no CT Rei Pelé
  • 16 ou 17/07 (qua ou qui): Santos x Athletico-PR
  • 23/07 (qua): Internacional x Santos