Neste ano o Santos fez uma decisão por pênaltis e venceu, contra o Botafogo (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A rivalidade entre Santos e Palmeiras aumentou nos últimos anos, principalmente pelo fato de os clubes terem protagonizado disputas de títulos no Campeonato Paulista, na Copa do Brasil e no Brasileirão. Nos últimos três confrontos decisivos entre os dois clubes o vencedor foi conhecido apenas na disputa por pênaltis.

No Paulistão de 2015, Santos e Palmeiras decidiram o campeonato. Na primeira partida, vitória do rival por 1 a 0, em São Paulo. No jogo de volta, na Vila Belmiro, o Peixe ganhou por 2 a 1 e levou a melhor nos pênaltis por 4 a 2, com o goleiro reserva Vladimir (Vanderlei estava machucado) brilhando ao defender a cobrança de Rafael Marques.

No mesmo ano, as equipes voltaram a decidir um título nos pênaltis, o da Copa do Brasil, só que desta vez a grande final foi no Allianz Parque. O Santos tinha uma vantagem por ter vencido o primeiro confronto por 1 a 0, na Vila, mas perdeu a segunda partida por 2 a 1 e saiu derrotado nos pênaltis por 4 a 3, deixando escapar o título nacional que persegue desde 2010, quando foi campeão da própria Copa do Brasil com Neymar & cia.

Em 2016, mais uma decisão nos pênaltis, desta vez na semifinal do Paulistão. Dono de uma campanha melhor do que a do rival, o Peixe pôde disputar o jogo único na Vila Belmiro, e a partida terminou empatada por 2 a 2. Nas penalidades, brilhou a estrela de Vanderlei, que pegou duas cobranças e ainda viu o goleiro Fernando Prass chutar o último pênalti palmeirense para fora, decretando a vitória santista por 3 a 2. O Peixe, então, classificou-se para sua oitava decisão consecutiva do Campeonato Paulista e levou o título ao superar o Audax.

Nesta terça-feira, dia do jogo de volta das semifinais do Paulistão, Santos e Palmeiras poderão fazer mais uma disputa nos pênaltis. Para isso, basta o Peixe vencer a partida por um gol de diferença, mas há um tabu a ser quebrado: nas três decisões por penalidades máximas recentes, levou sempre a melhor quem jogou em casa, e nesta terça o mando do jogo é do time da Capital, que jogará no Pacaembu porque seu estádio está reservado para um show.