O hat-trick no futebol é um daqueles termos em inglês que a gente sempre ouve, mas que não é todo mundo que sabe o que significa. Em tradução literal significa “truque do chapéu”, mas aqui no Brasil ele é conhecido como “triplete” ou “pedir música no Fantástico”. Ou seja, é quando um jogador faz três gols na partida.
Reza a lenda que o termo surgiu na Inglaterra, como quase tudo no futebol (inclusive a aposta esportiva, por exemplo). Porém, em outro esporte, o críquete. Um jogador havia pontuado três vezes seguidas na partida e foi premiado com um chapéu repleto de dinheiro arrecadado pelos torcedores.
Não é apenas no futebol que o hat-trick existe, outros esportes também adotam o termo para se referir a um “feito mágico” dos atletas. No automobilismo, por exemplo, um piloto consegue um hat-trick quando ele faz a pole position, a volta mais rápida e vence a corrida.
O hat-trick não é assim um evento tão comum, capaz de aparecer em qualquer um dos jogos de amanhã na Betfair, por isso ele é tão celebrado entre os fãs do futebol. Confira abaixo algumas curiosidades sobre hat-tricks que fizeram história no esporte:
Em Copas do Mundo
Apenas 55 jogos de Copa do Mundo tiveram um hat-trick, o que leva a uma média de um triplete a cada 17 partidas. A primeira vez que um jogador alcançou esse feito foi logo na primeira edição, em 1930, com o norte-americano Bert Paternaude comandando os 3 x 3 dos EUA em cima do Paraguai.
Em 2022, Kylian Mbappé foi o responsável pelos três gols da França na decisão no Catar, mas o título ficou com a Argentina após a disputa dos pênaltis, em uma das finais mais emocionantes da história do Mundial.
O hat-trick mais rápido
Pertence ao atacante escocês Tommy Ross, que jogava no Ross County. Em 1964, ele marcou três gols em 90 segundos em cima do Nairn County. Ross ainda marcaria mais quatro gols no jogo, cujo placar terminou em 8 a 1. O feito foi reconhecido pelo Guinness Book somente 40 anos depois.
O recordista no Brasileirão
A lenda do Vasco, Roberto Dinamite, que é dono do recorde de gols no Campeonato Brasileiro, tem também o recorde de tripletes na competição, 11 no total. Entre os jogadores em atividade, quem tem mais hat-trick no futebol brasileiro é Bruno Henrique. O craque do Flamengo soma quatro tripletes na Série A.
Hat-trick em finais de Champions
A Champions League como a gente conhece hoje ainda não testemunhou um hat-trick na final. Para encontrar um triplete na final europeia é preciso voltar 60 anos no tempo, quando a competição ainda se chamava “Taça dos Campeões Europeus”.
Aconteceu quatro vezes, sendo dois destes em um único jogo. Trata-se da final de 1960, vencida pelo Real Madrid por 7 a 3 em cima do Eintracht Frankfurt. Na ocasião, Di Stéfano marcou três gols e Puskás foi responsável pelos outros quatro (quando um jogador faz quatro gols no jogo diz-se que ele fez um “poker trick”).
O único hat-trick em final de Libertadores
O feito pertence a Thiago Neves, pelo Fluminense, na decisão de 2008, contra a LDU. Ele comandou a vitória por 3 a 1, levando a partida para os pênaltis. O resultado, todo mundo sabe: vitória da LDU, com direito a pênalti perdido do próprio Thiago Neves. Do céu ao inferno.
O recordista absoluto
Entre os jogadores em atividade, ninguém tem mais hat-trick no futebol do que Cristiano Ronaldo, com 62 tripletes. Ele é seguido de perto, obviamente, por Lionel Messi, que soma 57. CR7 também é dono da maior quantidade de hat-tricks em seleções, com 10.
Eu sempre achei uma bobagem esse papo de Hat-Trick aqui no brasil, tradução correta
truque do chapéu, pra mim é um viraliatismo sem tamanho.