Arakén (centro) rescindiu com o Santos para disputar primeira Copa (Crédito: FIFA.com/Bob Thomas/Popperfoto/Getty Images)

A primeira Copa do Mundo foi disputada no Uruguai, em 1930. Na época, três jogadores do Santos estavam entre os principais atletas do país: Athié, Feitiço e Arakén Patusca.

Na primeira convocação para a Copa estavam Athié e Arakén. No entanto, após divergências entre a CBD (Confederação Brasileira de Deportos) e a APEA, liga de São Paulo, os jogadores dos clubes de São Paulo não foram liberados para a disputa do Mundial.

Filho de Sizino Patusca, o primeiro presidente do Santos, Arakén brigou com a diretoria do clube, rescindiu o seu contrato e foi para o Mundial com um registro feito pelo Flamengo.

No Mundial, Arakén participou apenas da estreia do Brasil, na derrota por 2 a 1 diante da Iugoslávia. O Brasil ainda disputou mais uma partida na competição, uma vitória por 4 a 0 diante da Bolívia, mas foi eliminado na primeira fase da competição.

Em 35, Arakén voltou ao Santos e fez o gol do primeiro título paulista do clube, em 1935. No geral, fez 196 jogos e marcou 184 gols com a camisa do Peixe. É o sétimo maior artilheiro da história santista.

Leia também: