Torcida Jovem promete aumentar o tom nas cobranças e fiscalização no Santos (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Um dia depois de conseguir entrar no Business Center do Santos para uma cobrança no presidente José Carlos Peres, a Torcida Jovem, uma das maiores organizadas do Peixe, anunciou o rompimento com a gestão e prometeu aumentar a fiscalização e as cobranças sobre a gestão do clube.

Além disso, a Torcida quer um encontro com os jogadores para discutir a questão salarial e outros problemas do clube. A intenção inicial era de que membros da Organizada fossem recebidos por uma comissão de atletas no CT Rei Pelé ainda nesta terça-feira.

“A atual crise diretiva do Santos chegou ao limite. São inúmeros erros de gestão, processos administrativos, falhas na condução do futebol como um todo e um descaso sem igual com a imagem do glorioso Santos. A saída conturbada de alguns jogadores é só a ponta de um iceberg que há tempos alertamos”, diz trecho da nota.

Confira a íntegra da nota oficial da Jovem:

Diante dos recentes e insustentáveis episódios envolvendo a saída de jogadores e a falta de transparência com que a diretoria do Santos tem lidado com a situação, às vésperas da retomada do calendário esportivo, a Torcida Jovem do Santos, maior força fiscalizadora do Clube, conduziu, na tarde de ontem, dia 20, um encontro definitivo com o presidente Peres.

Desde o início da atual gestão do Santos, democraticamente eleita e empossada em janeiro de 2018, a Torcida Jovem tem se colocado à disposição para discutir, em conjunto com a diretoria, as melhores saídas para o bem comum do Santos Futebol Clube. Porém, para a nossa surpresa, nunca obtivemos avanços nessa relação e as poucas oportunidades de diálogo foram conquistadas de maneira áspera, através de esforço exclusivo da Jovem.

A atual crise diretiva do Santos chegou ao limite. São inúmeros erros de gestão, processos administrativos, falhas na condução do futebol como um todo e um descaso sem igual com a imagem do glorioso Santos. A saída conturbada de alguns jogadores é só a ponta de um iceberg que há tempos alertamos.

Apesar de todas as questões latentes, o presidente Peres se manteve omisso e fechado para qualquer esclarecimento sobre a temerária situação. O Santos e a sua torcida merecem respeito. Nenhum dirigente está acima dos interesses do Santos Futebol Clube.

Diante disso, a Torcida Jovem esteve presente no escritório do Santos, em São Paulo, e convocou uma reunião imediata com a presidência do Clube. Entre as principais tratativas, abordamos as pendências financeiras do Santos, a falta de diálogo da diretoria com atletas e torcedores e exigimos a garantia de um encontro com os representantes do elenco santista.

A Torcida Jovem declara que encerrou, em definitivo, sua tolerância com a gestão Peres, tendo em vista que a mesma não foi capaz de construir nenhum tipo de administração sólida nesses dois anos e meio à frente do Santos.

Além de amar, incentivar e honrar o Santos em todos os jogos do Clube, em qualquer lugar do mundo, a Torcida Jovem sempre esteve alerta e atuante nas questões extra-campo. Nossas ações sempre foram pontuais e cautelosas, no intuito de cobrar os dirigentes de forma correta e sem atrapalhar o desempenho do time nas partidas. Ao contrário da atual gestão do Santos, a Jovem jamais fugiu de suas responsabilidades e sempre manteve seu compromisso em representar a voz da massa santista dentro e fora das arquibancadas.

Dessa forma, a Torcida Jovem irá assumir o protagonismo na desgastada relação da diretoria com os atletas e torcedores. Daqui pra frente, seremos a ponte de sustentação do Clube e iremos participar ativamente das decisões que implicarão no futuro do Santos. Não iremos permitir que disputas internas, incompetência e descaso ameacem a trajetória irretocável do Santos Futebol Clube. Não mediremos esforços para garantir a saída de qualquer dirigente, membro do comitê gestor ou funcionário que, por ventura, esteja prejudicando o Santos. O mesmo vale para a garantia da harmonia entre o elenco de jogadores.

Convidamos a nação santista para que somem forças conosco nessa tarefa de blindagem do Santos. Estamos na reta final de um ano ímpar para a sociedade. O imensurável patrimônio do Clube não pode ser guiado por grupelhos que se trancam em salas e não compreendem a dimensão da história do Peixe. Nossas ações são guiadas por sentimentos verdadeiros de amor e respeito ao Santos. E não há quem derrube a nossa bandeira!

Torcida Jovem do Santos