Orlando Ribeiro comanda o Sub-20 do Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O técnico Orlando Ribeiro, do Sub-20 do Santos, comentou ao DIÁRIO sobre a importância do Rei Pelé para o futebol mundial e na luta contra o racismo. Edson Arantes de Nascimento faleceu no dia 29 de dezembro do ano passado, aos 82 anos, vítima de complicações de um câncer no cólon. O Boletim apontou a causa da morte como “falência de múltiplos órgãos”.

“O Pelé transcende o Santos, Seleção Brasileira e até mesmo o futebol mundial. Ele é importante para o nosso planeta, talvez possam estar pensando em exagero, mas não vejo ninguém que fez, que chegou próximo a ele ou que chegará.”, afirmou.

“Pelé sempre foi importante na luta contra o preconceito porque ele é exemplo de excelência e ser humano que soube lidar com a majestade. Não tive o privilégio de conhece-lo pessoalmente ou de conviver com ele, mas todos as pessoas que participaram diretamente da vida dele falam a mesma coisa. Tratava todos na mesma maneira, sempre solicito é isso é coisa de Rei. Rei que sabe receber essa majestade e ele foi preparado até para isso. É muito importante na luta contra o racismo ter uma pessoa e um exemplo de ser humano como ele foi e Rei Pelé como ele sempre vai ser para a eternidade.”, ressaltou.

Orlando chegou a atuar pelo time profissional do Peixe na reta final de 2022 como treinador interino na equipe. Ele era o único comandante negro atuando na Série A do Brasileirão e comentou sobre a visibilidade e mais oportunidades diante do preconceito.

“Importante demais também para treinadores, dirigentes…é que quanto mais tivermos nesse setores do futebol e até mesmo de todas as profissões, na política também, quanto mais tivermos vamos perceber que está começando a ter uma igualdade. Oportunidades iguais para todos e enquanto não tiver próximo a quantidade, vamos perceber que a dificuldade vai ser maior para alguns.”, reforça.

Agora de volta à categoria Sub-20, o técnico está no comando dos Meninos da Vila na Copa São Paulo. Na estreia do torneio, a partida marcou homenagens ao Pelé e Orlando Ribeiro afirma que a melhor maneira de coroar o Rei do Futebol é com dedicação no maior campeonato de base do país.

“Na Copinha temos que se dedicar mais ainda, com muita mais vontade nos jogos e coragem para jogar. Isso é o que nós podemos homenagem o Rei Pelé em termos de Copinha, mas em termos de futebol ouvi duas frases que eu vou levar sempre comigo: o Pelé reinventou o futebol porque ele veio do futuro, tudo que se faz hoje dos atletas de excelência, o Pelé já fazia antes. Nós temos que ter gratidão eterna por ele e sempre homenageá-lo que possível em todos os momentos.”, revelou.

Leia também: