Contrato de Neymar acaba no dia 30 de junho (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

A renovação contratual de Neymar Jr. com o Santos está cada vez mais próxima de ser oficializada. Durante o leilão beneficente do Instituto Neymar Jr., realizado nesta terça-feira (10) em São Paulo, Neymar da Silva Santos, pai e empresário do camisa 10, confirmou que o novo acordo com o clube está a caminho.

“Vai acontecer. É só ter um pouco de paciência, porque o contrato dele vai até o dia 30 de junho”, afirmou Neymar pai.

A informação de que a renovação está encaminhada foi antecipada na última segunda-feira (9) pelo Diário do Peixe, que já havia detalhado os principais termos discutidos entre as partes. O novo contrato deve estender o vínculo por mais uma temporada, com assinatura prevista para após o fim do atual contrato e o período de férias do jogador, que se inicia em 13 de junho e dura 15 dias.

Desde que retornou ao Santos em janeiro deste ano, Neymar disputou 12 partidas, marcou três gols e deu três assistências. Recentemente, ficou afastado por ter testado positivo para COVID-19, mas já está liberado.

Para que a renovação avançasse, clube e jogador precisaram entrar em acordo sobre diversos pontos. Entre eles, estão o parcelamento de cinco meses de direitos de imagem atrasados e uma reestruturação na forma de pagamento: o novo contrato não terá valores fixos por imagem, mas sim bônus por desempenho, como número de jogos e gols marcados.

Outro fator decisivo para a permanência do jogador foi a atuação do diretor executivo Alexandre Mattos, que atendeu a um dos principais pedidos de Neymar: a montagem de um elenco mais competitivo. Além disso, o clube vem investindo em sua estrutura, algo que foi pedido pelo Neymar e seu pai.

Durante a conversa com jornalistas na chegada ao Leilão, Neymar pai também falou sobre as críticas que o filho tem recebido ao longo dos anos.

“As críticas são boas quando são construtivas. Superamos esse tempo todo ouvindo muitas críticas”, afirmou.

Apesar da clara vontade da família em vê-lo continuar no Santos, Neymar pai destacou que a decisão final sempre será do próprio atleta. No evento que ocorreu no CT Rei Pelé na segunda-feira (9), o empresário disse que existem dois “Neymars”, um CPF, que é o jogador, e o CNPJ, que é a empresa NR Sports. Cada um toma suas decisões.