Imagem do momento em que o juiz apita o final do jogo, com ainda quatro segundos no cronômetro (Crédito: Reprodução)

Cuca não poupou críticas ao árbitro Rodolpho Taski Marques na noite desta quarta-feira. O lance que revoltou o treinador, e todos os jogadores santistas, ocorreu no finzinho da partida. Marques deu cinco minutos de acréscimos, mas encerrou o jogo quando faltavam quatro segundos para o tempo estipulado por ele – no exato momento em que Gabigol recebeu um lançamento de Victor Ferraz e partiria sozinho para ficar cara a cara com o goleiro Fábio.

Após o apito final, Cuca e os jogadores correram em direção ao árbitro para protestar e o goleiro reserva Vladimir acabou expulso.

“Não quero culpar o árbitro, acho que o Rodolpho fez grande arbitragem, mas quando deu 49 ele deu um minuto a mais na falta para o Cruzeiro, e não fechou os 50. A FIFA pede tanto para deixar o jogo aberto, valorizar o ataque, coloca o VAR para saírem mais gols e o jogo acaba assim? Não foi prejuízo só do lance, mas emocional. Eu sabia que ia perder. O Cruzeiro foi se preparar e o meu time inteiro em cima da arbitragem, entrei para tirá-los e não estávamos com cabeça boa. Perdi assim no Maracanã, em um Flamengo e Botafogo com Dodô sendo expulso e derrota nos pênaltis. Desestabilizou. O Cuca não está culpando, mas um se preparou e outro foi reclamar”, disse o técnico santista.

Apesar da frustração, Cuca ficou orgulhoso do desempenho de sua equipe. Pela primeira vez o comandante escalou o time no 4-2-4, com Bruno Henrique, Rodrygo, Arthur Gomes e Gabigol, que saiu bastante da área e marcou o primeiro gol, com um chute preciso de fora da área.

“Acho que foi um grande jogo, digno de duas equipes grandes, com muita tradição, camisa, acostumadas a ganhar competições assim. Temos de enaltecer o espírito, a postura, a estratégia. É difícil jogar aqui, campo cheio, sairmos atrás, termos equilíbrio para tocar e desenhar jogadas. Estou muito orgulhoso dos meninos pelo que fizeram. Temos elenco reduzido, queria muito passar, mas podemos cuidar das outras duas frentes (Brasileirão e Libertadores). Viemos aqui e vencemos, são nossos meninos e precisam de ajuda no sábado contra o Sport, que não jogou no meio de semana e está descansado. Precisamos de apoio e compreensão.”

O Peixe voltará a campo neste sábado, às 16h, quando receberá o Sport na Vila Belmiro, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Primeiro dentro da zona de rebaixamento, com 18 pontos, o Santos precisa da vitória para ultrapassar o rival, que tem 20,  deixar o grupo dos quatro últimos colocados.