Assistir a um jogo de futebol e colocar uma aposta esportiva são práticas regulares para quem ama a modalidade, mas a relação entre o esporte e as plataformas dos apostadores têm muito mais em comum do que a paixão pelo universo futebolístico.

No país do futebol, o número de operadores a explorarem online as apostas esportivas vem aumentando significativamente ao longo dos últimos anos. Só no primeiro trimestre de 2023 se estima que tenham surgido no território brasileiro mais 60 marcas, que se juntaram às centenas que já existiam.

Desse modo, os melhores cassinos virtuais estão tentando ampliar sua reputação e combater a concorrência através do investimento. Esse investimento acontece em vários setores, incluindo no mercado de aplicativos, nas fintechs ou no marketing. Ainda assim, uma parte significativa do investimento é no próprio esporte, sendo que muitas marcas optam por patrocinar times, numa cooperação que é vantajosa para ambas as partes.

Num momento em que cada vez mais times apresentam o nome de uma casa de apostas nas camisetas, importa compreender as razões que motivam esse interesse, tanto para os times quanto para as casas de apostas. Confira.

O cenário atual do Brasil

Além das 60 novas empresas que abriram no primeiro trimestre, dados da Datahub nos permitem saber que esse foi um mercado que cresceu em 360%, entre 2020 (quando havia 51 casas de apostas esportivas no país) e 2022 (com 239 empresas ativas).

Uma maior saturação do mercado, que se faz acompanhar do interesse crescente dos brasileiros pela atividade, levou os operadores a buscarem novas estratégias para promoverem sua atividade e o patrocínio de times é um dos mais visíveis.

No momento, dos 20 times que integram o Brasileirão apenas um não conta com patrocínio de nenhuma marca de cassino e apostas esportivas, sendo que mesmo esse – o Cuiabá – já anunciou que aceitaria esse tipo de contrato.

As vantagens dos patrocínios para os times

As razões que levam tantos times a aceitar o apoio dos cassinos e casas de apostas esportivas é bastante evidente: os valores avultados concedidos pelas marcas.

O investimento dessas marcas numa equipe lhe permite garantir uma melhor qualidade de infraestruturas e, mais importante ainda, investir na contratação de bons jogadores para seu plantel.

Desse modo, ainda que de forma indireta, o investimento das marcas de apostas pode contribuir para a obtenção de melhores resultados nas competições.

Os benefícios do apoio para as casas de apostas

Por outro lado, existem também benefícios para os patrocinadores. O destaque da marca nos estádios e nas camisetas dos jogadores, por exemplo, pode promover que um torcedor selecione a casa de apostas em questão no momento de colocar as suas apostas.
Além disso, os torcedores de um time poderão decidir investir nessa casa de apostas esportiva por reverência à equipe, como forma de agradecimento pelo apoio da marca.

Em suma, à medida que o número de casas de apostas esportivas cresce no país, aumentando a concorrência, o interesse das marcas em expor seu nome também aumenta. Esse interesse se manifesta por via de patrocínios a times, que lucram também ao receberem valores financeiros que podem investir em infraestruturas e jogadores.