Título do Paulista de 2010 completa dez anos (Crédito: Ricardo Saibun/Divulgação)

Há exatos dez anos, o Santos conquistava o título paulista de 2010 com uma equipe que representou como nenhuma outra o DNA do clube, o DNA ofensivo, o time da ousadia e alegria, que chegou a fazer até participação especial no programa do Jô (veja abaixo).

Com a volta do ídolo Robinho, craque da conquista do Brasileiro de 2002 e 2004, e o nascimento de outro ídolo, Neymar, um dos principais responsáveis pela conquista do tri da Copa Libertadores, o Peixe encantou o Brasil naquele ano com um futebol mágico.

Comandada por Dorival Júnior, a equipe fez 23 jogos, obteve 18 vitórias, 2 empates e sofreu apenas 3 derrotas. O ataque marcou 72 e o time sofreu 31. A campanha ficou marcada por goleadas como o 9 a 1 sobre o Ituano e exibições de gala, como a vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo nas semifinais.

O título veio com uma derrota para o Santo André por 3 a 2, em jogo em que o time teve três jogadores expulsos e ficou marcado pelo gesto do meia Paulo Henrique Ganso de peitar o técnico Dorival Jr e pedir para ficar em campo.

02/05/2010 – SANTOS 2 X 3 SANTO ANDRÉ

Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Público: 35.001 pagantes
Renda: R$ 2.349.455,00
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho

Gols: Nunes a 1min, Neymar, aos 8min e aos 32min, Alê aos 19min e Branquinho aos 43min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Rodriguinho, Júlio César, Alê, Carlinhos, Cicinho, Halisson e Rômulo (Santo André); Pará, Neymar, Paulo Henrique e Edu Dracena (Santos)
Cartões vermelhos: Léo, Marquinhos e Roberto Brum (Santos); Nunes (Santo André)

SANTOS
Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique; Neymar (Roberto Brum) e Robinho (André)(Bruno Aguiar). Técnico: Dorival Júnior
SANTO ANDRÉ
Júlio César; Cicinho (Rômulo), Halisson, Cesinha e Carlinhos; Alê (Pio), Gil, Branquinho (Rodrigão) e Bruno César; Nunes e Rodriguinho. Técnico: Sérgio Soares