Santos terá de vencer por três gols de diferença no próximo domingo
Crédito: Ivan Storti/Santos FC

O Santos foi derrotado por 3 a 1 pelo Internacional, na primeira partida da final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, realizada no estádio Beira Rio, em Porto Alegre. No segundo jogo, que acontece no próximo domingo, 10/12, às 17 horas, na Vila Belmiro, o Peixe terá de vencer por três gols de diferença para ser campeão. Uma vitória por dois gols de diferença leva a decisão para os pênaltis. No Brasileiro de Aspirantes gol fora de casa não vale em dobro.

O resultado significou ainda o fim da invencibilidade do Santos, que havia vencido todos seis jogos até então.

Num primeiro tempo equilibrado, jogado sob chuva, prevaleceu a eficiência do Internacional, que aproveitou melhor as oportunidades para abrir 2 a 0. Depois de um começo morno, o Santos quase marcou aos 9min, quando Lucas Crispim cabeceou após cruzamento de Marquinhos, mas o goleiro Igor fez boa defesa. O Inter reagiu, foi ao ataque e passou a pressionar a defesa do Peixe.

Num contra-ataque, o atacante Ronald chutou forte e a bola bateu na mão do zagueiro Bruno Leonardo. Pênalti que o centroavante Joanderson converteu no primeiro gol do time gaúcho.

A partir daí o Santos passou a atacar e criar boas oportunidades de empatar. Na melhor delas, o goleiro Igor voltou a fazer ótima defesa num chute forte de Diogo Vitor de fora da área. O Peixe continuou em cima do Inter, mas a equipe gaúcha aproveitou uma falha da zaga santista, a bola sobrou para o meia Fernandinho, que chutou e contou com o desvio no lateral Marquinhos para anotar 2 a 0.

O segundo foi repleto de chances de gol para ambas as equipes. Obrigado a buscar diminuir a diferença, o Santos voltou com uma postura ofensiva, mas abriu espaço para os contra-ataques do Internacional. O Santos chegou ao primeiro gol aos 28min, quando Gregore desviou uma cobrança de escanteio, a bola desviou no zagueiro Leandro e entrou no gol gaúcho.

Quando o Santos tinha chance de buscar o empate, o lateral Marquinhos errou ao recuar para o goleiro Gasparoto e marcou contra suas próprias redes. O Peixe sentiu o terceiro tento e deu espaço para o Internacional, que perdeu várias chances para ampliar o placar.

Na partida de volta, no próximo domingo, o técnico Kleiton Lima poderá contar com a volta Diego Pituca, que cumpriu suspensão por ter sido expulso na segunda partida da semifinal, contra o São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Internacional 3 x 1 Santos
Campeonato Brasileiro de Aspirantes – Final

Local: Beira Rio – Porto Alegre
Árbitro; Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Cartões: Val, Jéferson (Internacional), Rodolfo, Juliano e Bruno Rodrigues (Santos)
Gols: Joanderson, aos 22min, e Fernandinho, aos 40min do primeiro tempo; Gregore, aos 28 min, e Marquinhos (contra), aos 31min.

Internacional: Igor; Val (Leandro), Windson, Gabriel da Silva e Bertotto; Jéferson, Ramon e Fernandinho; Ronald (Mossoró), Álvaro e Joanderson (André). Técnico: Ricardo Colbachini.
Santos: Gasparoto; Felipe Rodrigues, Bruno Leonardo, Rodolfo e Marquinhos; Gregore, Juliano (João Igor), Matheus Oliveira e Diogo Vitor; Diego Cardoso (Mateus Augusto) e Lucas Crispim. Técnico: Kleiton Lima.