Ainda na noite de domingo a sub-sede de São Paulo foi pichada: protestos contra o técnico Jair Ventura, o presidente Peres e a falta de raça do time (Crédito: Reprodução)

O torcedor santista não vai esquecer tão cedo a noite da último domingo, dia 6 de maio de 2018. A goleada de 5 a 1 imposta pelo Grêmio, na Arena, se tornou a maior dos últimos nove anos no Campeonato Brasileiro e em jogos oficiais.

Antes desta, em 2009, a última vez em que o Santos havia sido humilhado de forma semelhante foi em 2009, quando foi goleado por 6 a 2 pelo Vitória (BA), no Barradão, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. A derrota foi o suficiente para derrubar o técnico Vagner Mancini, que havia assumido em fevereiro e foi demitido em julho com 14 vitórias, nove empates e seis derrotas em 29 jogos. Jair Ventura tem 10 vitórias, 5 empates e 9 derrotas em 24 partidas.

No entanto, a cúpula santista tem dito que não pensa em demitir o técnico. O presidente José Carlos Peres deu declarações recentes dizendo que o trabalho do treinador era “brilhante”. Mesmo assim, a pressão de algumas alas da diretoria e conselheiros do Santos é cada vez maior.

Vexame mais recente

A última goleada sofrida pelo Peixe havia sido em 2013, num humilhante revés na disputa do troféu Joan Gamper, em partida envolvida na venda de Neymar aos catalães: 8 a 0, gols de Fábregas (2), Messi, Alexis Sanchez, Pedro, Adriano e Léo (contra). A placar desestimulou o Santos a agendar a partida de volta do amistoso, a qual tinha direito previsto em contrato, que seria realizada no Brasil. Até hoje a não realização do jogo é alvo de discussão, e o Peixe cobra uma multa – também prevista em contrato – pela não realização da partida.

Último placar elástico teve show

Em 2011, o Santos de Neymar e o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho protagonizaram um verdadeiro show na Vila Belmiro. Em uma das melhores partidas dos últimos anos, o Peixe foi derrotado pelo clube carioca por 5 a 4. Essa foi a última vez que o Santos sofreu cinco gols na mesma partida em jogos oficiais. Nessa partida, Neymar marcou o gol que lhe renderia o Prêmio Puskas de gol mais bonito do futebol mundial no ano. O camisa 11 marcou duas vezes e Borges outras duas, enquanto Thiago Neves, Deivid e Ronaldinho Gaúcho (3) fizeram os gols do Flamengo.

Escalações dos jogos

Confira os jogadores que participaram das humilhações recentes do Peixe:

Grêmio 5 x 1 Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini (Copete) e Jean Mota; Rodrygo (Vitor Bueno), Eduardo Sasha e Gabigol (Arthur Gomes).

Barcelona 8 x 0 Santos: Aranha (Vladimir); Rafael Galhardo (Cicinho), Durval (Gustavo Henrique), Edu Dracena e Léo (Mena); Arouca (Alan Santos), Leandrinho (Léo Cittadini), Cícero e Montillo (Pedro Castro); Thiago Ribeiro (Willian José, Gabigol) e Neílton (Giva, Victor Andrade).

Vitória 6 x 2 Santos: Douglas; Wagner Diniz (Luizinho), Fabão, Domingos e Pará; Paulo Henrique, Roberto Brum (Molina), Rodrigo Souto, Madson (Robson) e Ganso; Kléber Pereira.