Elenco do Santos de 1984 (Crédito: Divulgação / Pinterest)

O Santos recebe a LDU nesta terça-feira, na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores. A LDU só poderá tirar a classificação santista caso vença o Alvinegro por dois gols de diferença ou por um gol fazendo o menos três gols na partida.

A última vez que o Santos perdeu por dois gols de diferença na Vila, em partida válida pela Copa Libertadores da América, foi em 1984. Na última rodada da fase de grupos, o Santos perdeu para o Deportivo Júnior (Colômbia) pelo placar de 3 a 1. O gol santista foi marcado por Ronaldo. Foi o ano em que o Peixe teve a pior campanha na competição, quando foi eliminado, pela primeira e única vez, na fase de grupos. Os dados são do Acervo Santos.

Nesta temporada, o Alvinegro tem a missão de preservar o tabu que tem sido mantido por 36 anos. A classificação para as quartas de final da Taça Libertadores seria importante por render US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 8,4 milhões) aos cofres do Alvinegro Praiano, valor que ajudaria a pagar uma folha salarial do clube.

O Santos ainda está invicto na competição. Em caso de classificação, a equipe enfrentará o vencedor do confronto entre Grêmio e Guarani do Paraguai. No primeiro jogo, a equipe comandada por Renato Gaúcho venceu por 2 a 0 jogando fora de casa. O jogo de volta acontece na quinta-feira.