Neymar e Pelé, ídolos do Santos (Crédito: Ricardo Saibun / Santos FC)

O craque Neymar publicou uma mensagem emocionante nas redes sociais nesta quinta-feira após o anúncio da morte do Rei Pelé. O craque do PSG e da Seleção Brasileira vai tentar voltar ao Brasil para o velório do Rei.

“Antes de Pelé, “10” era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes do Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros, e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei. Ele se foi, mas sua magia permanecerá: Pelé é eterno”.

Pelé acompanhou Neymar desde o surgimento do craque no Santos. Em 2011, ele entrou em campo e comemorou o título do tri da Copa Libertadores ao lado do atacante do PSG. Sempre mantiveram contato e trocaram mensagens de carinho.

Durante a Copa do Qatar, Pelé publicou um lindo texto após Neymar igualar o número de gols do Rei pela Seleção Brasileira.

Eu te vi crescer, torci por você todos os dias e finalmente posso lhe parabenizar por igualar meu número de gols com a Seleção Brasileira. Nós dois sabemos que isso é muito mais do que um número. O nosso maior dever, como atletas, é inspirar. Inspirar nossos colegas de profissão de hoje, as próximas gerações e, acima de tudo, inspirar todos que amam o nosso esporte.

Infelizmente o dia não é o mais feliz para nós, mas você sempre será a fonte de inspiração que muitos almejam se tornar. Eu aprendi que quanto mais o tempo passa, mais o nosso legado cresce. Meu recorde foi estabelecido há quase 50 anos, e ninguém tinha conseguido se aproximar dele até agora. Você chegou lá, garoto. Isso valoriza a grandeza da sua conquista, Neymar.

Porém, você sabe, assim como eu, que nenhum número é maior que a alegria de representar nosso país. Tenho 82 anos, e depois de tanto tempo, espero ter lhe inspirado de alguma forma para chegar tão longe. Mais que isso, espero que a sua conquista contagie as milhões de pessoas que te seguem a desafiarem o que parece impossível.

O seu legado está longe de chegar ao fim. Continue nos inspirando. Eu continuarei dando socos no ar de felicidade com cada gol que você fizer, como fiz em todas as partidas que vi você em campo”.