Pelé foi goleiro em quatro oportunidades (Crédito: Twitter/ Pelé)

Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira (30), ficou famoso mundialmente pelo Tri Campeonato Mundial com a Seleção Brasileira, Bi mundial pelo Santos, mais de 1000 gols e inúmeros feitos históricos com a bola nos pés. Mas, você sabia que Pelé também foi destaque com a mãos.

O camisa 10 jogou em quatro partidas oficiais como goleiro, sempre substituindo o goleiro titular por lesão ou expulsão, em épocas que a substituição não era permitida. E Pelé fez bonito: foram 54 minutos no total e sem sofrer qualquer gol.

4/11/1959 – Santos 4 x 2 Comercial – Campeonato Paulista

Substituindo Lalá, que acabou machucado, Pelé ficou 19 minutos na meta santista. Na linha, o Rei também deixou sua marca, balando as redes. O jogo terminou 4 a 2 com Coutinho, Feijó e Dorval para o Peixe completando o palcar para O Santos.

19/1/1964 – Santos 4 x 3 Grêmio – Taça Brasil

Neste duelo, Pelé fez duas importantes defesas ao entrar na vaga de Gylmar, expulso, e garantiu a vitória e classificação do Santos para a final da competição. Na linha, Pelé marcou três vezes e Pepe fechou o placar, em cobrança de falta.

14/11/1969 – Santos 3 x 0 Botafogo-PB – Amistoso

O Rei do Futebol buscava o gol mil na carreira, mas, neste duelo, Pelé acabou indo para o gol após lesão do goleiro Jair Pessoa. Sem sofrer gols, o camisa 10 ainda marcou duas vezes e ajudou na vitória. Com a ida para o gol, Pelé deixou de bater o pênalti que se marcado seria o gol 1.000 em sua carreira, o que aconteceu no Maracanã no dia 12 de novembro de 1969.

19/6/1973 – Santos 4 x 0 Baltimore Bays – Amistoso

No dia 19 de março de 1973, na vitória diante do Baltimore Boys nos USA por 4 a 0, substituindo o goleiro Cláudio Mauriz. O Rei neste jogo marcou um gol olímpico.

Leia também: