Neymar criticou bola do Paulistão 2025 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
Após a derrota do Santos para o Corinthians por 2 a 1, Neymar criticou a bola oficial do Campeonato Paulista e cobrou melhorias da fabricante. A Penalty se manifestou em nota oficial e defendeu a qualidade do equipamento, destacando a certificação da FIFA e a evolução do modelo utilizado na competição.
Neymar, que fez três jogos pelo Santos no Paulistão e teve contato com a bola nos treinos, reclamou do desempenho do equipamento. O camisa 10 citou uma crítica anterior feita por Filipe Luís (técnico do Flamengo e que utilizam a mesma bola do Campeonato Carioca) e reforçou sua insatisfação.
“Com todo respeito à Penalty, que é a patrocinadora da bola, tem que melhorar a bola. Outro dia o Filipe Luís falou e eu concordo com ele. Essa bola é muito ruim. Tem que melhorar um pouco mais”, afirmou Neymar.
Em resposta, a Penalty ressaltou seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento do futebol. A empresa destacou que a bola, modelo Penalty Ecoknit S11, tem certificação “FIFA Quality Pro” e é aprovada para torneios mundiais e intercontinentais. A fabricante também apontou que a edição de 2025 da bola foi projetada para ser mais rápida e dinâmica, o que teria contribuído para um aumento de 19% na média de gols do campeonato em comparação com o ano anterior.
A empresa reconheceu que a adaptação pode ser um desafio para os jogadores, especialmente em gramados irregulares, e anunciou que entrará em contato com os clubes para ouvir sugestões e aprimorar o produto.
Por fim, a Penalty reafirmou sua parceria com a Federação Paulista de Futebol e a atualização constante de seus produtos conforme as diretrizes da FIFA.
Confira a nota da Penalty completa:
“A Penalty, em parceria com a Federação Paulista de Futebol, vem a público se manifestar diante das críticas emitidas em relação à bola oficial do Paulistão Sicredi 2025 nesta quarta-feira (12):
A Penalty e a FPF reafirmam seu compromisso com a qualidade, a inovação e o desenvolvimento do futebol, sempre ouvindo atentamente o feedback de atletas, treinadores e corpo técnico dos clubes para aprimorar seus produtos e garantir o mais alto nível de desempenho. A Penalty Ecoknit S11, modelo da bola do Paulistão Sicredi 2025, é certificada pela FIFA (“FIFA Quality Pro” – FIFA Quality Programme for Footballs – certificado n°1007545) e habilitada para campeonatos Mundiais e Intercontinentais.
Seguindo a orientação da FIFA, a bola para 2025 evoluiu e está mais rápida e dinâmica. Tanto é verdade que este ano as partidas apresentam uma média maior de gols, com um crescimento de 19% em 2025 (2,4 gols por partida) vs 2024 (2,02 gols por partida), resultando em uma competição ainda mais atraente para o público.
A Penalty reconhece que essa mudança pode ter um impacto na adaptação dos jogadores, especialmente em campos com mais irregularidades.
A Penalty informa que entrará em contato com todos os clubes envolvidos no Paulistão Sicredi para ouvir os protagonistas do futebol —atletas e treinadores— e entender todos os pontos de críticas e sugestões para uma evolução constante da tecnologia e, principalmente, do resultado em campo de suas bolas.
Por fim, destacamos que a Penalty está constantemente atualizada com a FIFA e as entidades parceiras, contribuindo para o melhor resultado do esporte.”
O ladrão tbm falou que a culpa da inflamação não é dele.
Se tiver caro não compra.
Neymar se a bola tiver ruim não chuta.
Tá de brincadeira né!
Tá difícil neste Brasil tudo tá ruim mais ninguém vê pra melhorar só culpa os outros.
Eita povinho…!
Esse é o verdadeiro DeGusmão, o Inimputável, de volta. O mais renomado cientista político brasileiro retorna depois de ministrar cursos a todos auxiliares de Trump e deixar uma complexa lista de determinações para o presidente norte-americano cumprir nos próximos 15 dias. DeGusmão, o Inimputável, é saber, é polidez e Português castiço. O Inimputável é o orgulho do SFC.
APENAS falou da qualidade de um produto, q.se não for bom tem q.cobrar mesmo, simples assim.
Não foi nada demais, é q.no Brasil levam e distorcem tudo o q.alguem como Ney fala e se posiciona.
Mais que o 9 dedos é ladrão isso é…!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O teu ladrao de joias também falou que não roubou, é simples se achas que não está caro então compra.
Simples assim.
Inflamação é de doer kkkkkkkkkk
Quanto a qualidade da bola não posso dizer nada pois não jogo, mas ela em campo é horrorosa, pelas cores de mais gosto ela rolando fica invisível, a Penalty deveria se preocupar mais com os telespectadores.
Não foi só ele que reclamou, jogadores do Curintian também reclamou, então não é coisa só do Neymar, mais como ele não pode abrir a boca, tudo cai em cima dele, pois ele falando ou não falando da Ibope.
Para arredondar este futebol tosco de sempre, sugiro utilizarem a bola quadrada do Quico.
Bolero q é bolero joga com qq bola e não reclama.
3a divisão é pouco pra essa torcida q queimou o carille. Hj com ele neymala e demais reforços teríamos um time bem consistente e brigando sempre nas cabeças das tabelas.
Caixinha hellman e outros iguais são o q vcs corneteiros merecem…
Se fosse outro jogador que tivesse falado, não haveria essa repercussão, mais como é o Neymar, aliás outros jogadores também reclamaram, porque os entendidos não sita o nome deles.