Porozo ainda não estreou pelo Peixe (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Muito tem se falado sobre Jesualdo Ferreira aproveitar melhor a base santista nessa temporada 2020. Para o presidente do clube, José Carlos Peres, isso vai ser importante. O mandatário falou sobre o assunto, em especial sobre o zagueiro Jackson Porozo, que não teve chances com Sampaoli.

“Na defesa temos vários. Grandes defensores. Temos o Jackson Porozo, da seleção equatoriana. Está na hora de ser aproveitado, conversei com o professor e com certeza vai participar do Campeonato Paulista”, disse Peres, ao programa Esporte por Esporte.

Porozo pode ganhar espaço nessa temporada com a saída de Gustavo Henrique. O Peixe conta com Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar, Luiz Felipe e Luan Peres para a posição, com os garotos da base completando o elenco.

Um problema para a utilização de Jackson Porozo é o grande número de estrangeiros no elenco santista. Felipe Aguilar, Fernando Uribe, Carlos Sánchez, Christian Cueva, Derlis González e Yeferson Soteldo fazem parte da equipe principal. Além deles, Bryan Ruiz ainda tem vínculo com o clube, mas está treinando na equipe B. Somente cinco podem ser relacionados por partida.

Jackson Porozo foi titular e campeão na campanha histórica da seleção equatoriana no Sul-Americano Sub-20 no ano passado. Também foi peça importante na equipe que terminou com a terceira colocação no Mundial Sub-20 2019. Ele chegou até a estrear na seleção principal do Equador, mesmo sem jogar pelo Peixe.

O zagueiro está com a seleção de seu país em preparação para a disputa do Pré-Olímpico e retorna ao Peixe somente em fevereiro.