Apesar de não aparecer na lista oficial do Peixe, William viajou com o grupo (Crédito: Reprodução/Santos FC)

O Santos ‘omitiu’, mas o atacante William, de 19 anos e que faz parte do elenco sub-23, viajou com com o time para a disputa dos amistosos contra os mexicanos Monterrey, dia 7, e Querétaro, dia 10. Promoção? Não exatamente. Ao contrário de Diego Cardoso e Fernando Medeiros, que subiram do time sub-23 para o profissional para a viagem, o atacante não aparece na lista oficial divulgada pelo clube.

William nasceu justamente no México, tem dupla cidadania e já recebeu sondagens de alguns clubes do país, inclusive do próprio Monterrey, adversário da noite deste sábado. No Campeonato Mexicano as regras exigem que, dentre os 18 jogadores convocados para cada partida, pelo menos nove atletas sejam mexicanos. Por isso, o atacante tem mercado no país natal.

A princípio, o jogador não irá participar da partida, até por isso não apareceu na lista oficial do Peixe. William já concedeu algumas entrevistas à imprensa mexicana desde que chegou e sua presença na viagem é um atrativo a mais no objetivo primário dos amistosos no país: a expansão da marca do clube.

O atacante chegou ao Santos em março após disputar a Copa São Paulo de Juniores deste ano pelo Taubaté e tem contrato apenas até 31 de dezembro, ou seja, já poderia assinar um pré-contrato com outra equipe. Com o interesse dos clubes mexicanos, a ideia do Santos é negociá-lo e receber pela liberação imediata do jogador, mesmo caso de Carlos Sánchez: apesar de ter contrato apenas até o final deste ano, se a negociação der certo, o Peixe pagará cerca de 1 milhão de euros ao Monterrey para contar com o jogador desde já.