Cesar Mendes é o preparador físico do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O preparador físico do Santos, César Carvalho Mendes, explicou os passos tomados pela comissão técnica do Santos no Paulistão e ressaltou importância da dupla folga para o descanso dos jogadores. Em entrevista ao De Olho no Peixe, o profissional falou sobre manter o equilíbrio entre a preocupação física e a tática, mas entende a reclamação de Carille pelo calendário apertado.

“Uma folga necessária que esperávamos, muito importante para os atletas. Ritmo muito forte, pouco tempo de pré-temporada. Nove jogos seguidos em alta intensidade. Aproveitamos a oportunidade do calendário para dar uma recuperada não só na parte física, mas também mental. Fisicamente falando, voltaram bem recuperados e sem nenhum tipo de problemas. Já iniciamos nossa preparação”, analisou.

César também esclareceu sobre como funciona o ‘pique’ de cansaço nos atletas pela sequência de jogos. O elenco se reapresentou no dia 6 de janeiro e teve apenas duas semanas de pré-temporada. A estreia no estadual aconteceu no dia 21 de janeiro e em um mês fizeram nove rodadas.

“Você joga quarta e domingo, joga na quarta e o cansaço, o pique inflamatório é de 48 horas. O cansaço vem sexta, mas domingo você joga. Quando você vai dar um pico de treino físico ou de intensidade alta, não vai dar e 48 horas depois tem outro pique e derruba para o jogo. Também não vamos dar um pico alto um dia antes e quebramos a cabeça. A gente recupera, dá uma base muscular para prevenir lesão e ter o jogador inteiro. O grande desafio do treinador é fazer trabalhos que não corra risco, mas que atinja o objetivo tático. Por isso, Carille dá coletivas falando sobre a dificuldade de trabalhar com qualidade. Tem restrição. É jogador que perde quilos, outro com dor de garganta, febre e mudanças”, explicou.

“Jogadores, staff e todos estão comprometidos e se ajudando muito. Essa semana vamos fazer um grande trabalho para que possamos deixar todos em condições ideais para o Fábio. Cada jogo e cada semana, ir evoluindo. Meu grande objetivo é deixar o time performar e com menos lesões possíveis, mas elas vão acontecer e é fato”, concluiu.

Leia também: