Libertadores terá pagamento de premiação adiantado (Crédito: Divulgação)

O presidente da Conmebol está otimista para a futebol voltar ao normal o quanto antes. Alejandro Domínguez deu entrevista a Agência Reuters e falou sobre a possibilidade dos campeonatos voltarem sem torcidas. Caso isso aconteça, o Peixe pode ter seus três jogos da primeira fase da Libertadores sem público, já que cumpriu punição na primeira rodada.

“Acho que as coisas voltarão ao normal, mas isso vai levar tempo. E é claro que quero ver estádios cheios. Mas se a forma de ter o futebol de volta é jogar sem torcedores, então é assim que vamos jogar”, afirmou.

Apesar do tom otimista, Domínguez sabe que a principal complicação para o retorno da Copa Libertadores é que cada país tem uma evolução diferente nos casos de Coronavírus, além das fronteiras estarem fechadas.

“A Libertadores pode recomeçar quando os campeonatos locais voltarem, embora a capacidade de transporte também seja importante, tendo em vista que a maioria dos países fechou suas fronteiras”.

A Conmebol já anunciou a suspensão da Copa Libertadores até o início de maio. Apesar disso, a entidade decidiu antecipar 60% das premiações aos clubes pela participação na fase de grupos da Libertadores e da segunda fase da Copa Sul-Americana. Por isso, o Santos receberá cerca de US$ 1,8 milhão (aproximadamente R$ 9,1 milhões).