O Pacaembu recebeu 36% dos jogos do Santos como mandante em 2018 (Crédito: Divulgação/Santos FC)

Um dos objetivos do presidente José Carlos Peres para o ano de 2019 é aumentar a arrecadação de dinheiro com os jogos do Santos como mandante. Para isso, a ideia é a mesma que ele apresentou no começo deste ano: usar o Pacaembu com bastante frequência.

Quando assumiu o comando do clube, em janeiro, Peres anunciou que realizaria 50% dos jogos do Santos no estádio paulistano. Ele não cumpriu esse compromisso, mas assim mesmo diz que o Pacaembu será a principal casa santista na próxima temporada.

“Vamos investir para termos um time forte no ano que vem, buscando receitas. O clube tem de viver de receitas. O torcedor do Santos tem de nos ajudar a pagar as contas, tem de comparecer aos jogos, temos de lotar o Pacaembu. Temos o objetivo de jogar 60% dos jogos no Pacaembu, buscando recursos para que a gente tenha um time e uma comissão técnica à altura desta marca maravilhosa que é o Santos”, afirmou Peres em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Peres tem razão quando pensa no Pacaembu como o caminho para aumentar as receitas do Santos. Levantamento feito recentemente pelo Diário do Peixe apontou que as cinco melhores rendas do clube em 2018 foram no estádio de São Paulo, onde o Peixe teve média de 18.203 torcedores por partida. Na Vila Belmiro, a média foi de 7.255 por jogo.

O presidente, porém, não cumpriu a promessa feita no começo do ano de fazer 50% dos jogos do Santos em 2018 no Pacaembu. O time disputou 33 partidas como mandante na temporada, sendo 21 na Vila e 12 em São Paulo (36%). Pesou para esse desequilíbrio a pressão feita no segundo semestre por Cuca e pelos jogadores para que o Peixe jogasse apenas na cidade de Santos.