Neymar realiza exames na volta das férias (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos iniciou oficialmente a intertemporada na manhã desta sexta-feira (27), com a reapresentação do elenco no CT Rei Pelé após 14 dias de folga. Os atletas passaram por uma série de exames e avaliações físicas em dois períodos, divididos entre os departamentos de nutrição, fisioterapia e fisiologia.

A programação foi organizada de forma escalonada, com os jogadores se apresentando em horários diferentes ao longo do dia. O objetivo é retomar gradualmente o ritmo de trabalho e corrigir eventuais alterações ocorridas durante o período de descanso.

“Com essa pausa no meio do ano os atletas saem de férias, com as famílias e tudo. Então, no retorno, sempre há algum ajuste a fazer, então procuramos fazer uma série de avaliações bem semelhantes às que são feitas no início do ano. Isso tudo visando detectar eventuais déficits, problemas, perda de força ou alteração de peso. E trabalhar em cima disso dentro dos primeiros 15 dias para deixar os atletas de novo nas condições em que eles estavam no final do primeiro semestre. É um trabalho integrado entre todos os departamentos de nutrição, fisiologia, fisioterapia, médico e enfermagem”, explicou Rodrigo Zogaib, coordenador do Núcleo de Saúde do Santos.

Entre os exames realizados estão testes ergométricos, avaliações isocinéticas, análises de mobilidade e composição corporal.

“Todos os testes são importantes. A gente está fazendo aqui o ergométrico, avaliação isocinética, mobilidade, percentual de gordura, etc”, detalhou Luis Alberto Rosan, coordenador de fisioterapia.

Já no setor de fisiologia, os exames focaram na análise da capacidade cardiorrespiratória dos jogadores.

“Aqui também fazemos um teste cardiorrespiratório, analisando a capacidade física máxima desses atletas. Em cima dessas condições nós vamos ter a carga orgânica, que é a frequência cardíaca e o consumo máximo de oxigênio individualmente para cada atleta. E assim, levamos esses dados para a preparação física, auxiliando nos treinos do gramado”, explicou Alexandre Galvão, coordenador de fisiologia.

A partir deste sábado (28), o elenco passa a treinar em campo, também em dois períodos, já sob o comando do técnico Cleber Xavier.

O Santos ocupa a 15ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2025, com 12 pontos. A equipe vem de vitória por 3 a 2 sobre o Fortaleza, fora de casa, no último dia 12. O próximo compromisso do Peixe será contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada, jogo ainda sem data definida.