
Lucas Yanase chegou ao Santos no começo do ano passado (Crédito: Divulgação/Santos FC)
O primeiro jogador contratado pelo Santos após José Carlos Peres assumir a presidência do clube, no começo de 2018, foi emprestado pelo Peixe depois de um ano sem ter jogado com a camisa alvinegra. O atacante Lucas Yanase, que tem contrato com o Santos até o fim de 2020, foi cedido ao Metropolitano, time que vai disputar neste ano a primeira divisão do Campeonato Catarinense.
A contratação de Yanase gerou bastante controvérsia no clube, tendo até sido motivo de discussão em uma reunião do Conselho Deliberativo que contou com a presença de Peres. Na ocasião, o presidente defendeu o investimento no jogador de 22 anos com os argumentos de que se tratava de um atleta barato e de grande potencial. Quanto a essa última parte, não foi o que se viu em 2018.
Assim que chegou ao Santos, há um ano, Yanase foi incorporado ao elenco sub-23, categoria extinta recentemente pelo clube. O atacante, porém, não entrou em campo em nenhuma partida disputada ao longo da temporada pelo time, que participou do Campeonato Brasileiro de Aspirantes e da Copa Paulista. A comissão técnica da equipe sub-23 avaliou que ele não tinha condições técnicas para jogar e deu preferência a jogadores saídos da categoria sub-20.