José Carlos Peres assumiu oficialmente o comando do Peixe no dia 02 de janeiro (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Na sexta-feira começou o trabalho de auditoria interna no Santos para apurar os negócios feitos pelo clube nos últimos cinco anos. Fazer uma rigorosa análise e uma revisão externa dos contratos que envolvam principalmente negociações de compra e venda de atletas e bens, além de pagamentos para terceiros, são os principais focos do processo.

A auditoria está sendo realizada pela GF Brasil, uma das mais renomadas empresas brasileiras dos segmentos de consultoria, impostos e gestão empresarial. Mostrar transparência nos processos atuais e retroativos foi uma das promessas de campanha de José Carlos Peres, que assumiu o clube no dia 2 de janeiro.

“Foi um compromisso de campanha. Seguimos um critério que levava para um trabalho bem feito. A empresa é muito experiente e a auditoria forense será bem detalhada. Nós teremos uma fotografia do que é o Santos hoje. Será importante mostrar a situação real do clube”, diz Peres.

Todos os departamentos do clube serão avaliados. Segundo o presidente, ao término da auditoria as informações serão disponibilizadas pelo clube no Portal da Transparência do Santos, outro projeto prometido por Peres quando candidato, que já está em fase de desenvolvimento. A ideia é que sócios e torcedores acompanhem de perto e entendam como funciona o clube.

“A auditoria dos últimos cinco anos será muito importante para alinhar a expectativa dos nossos conselheiros, sócios e torcedores em relação à transparência. Será importante para tirarmos todas as dúvidas em relação a contratos, comissões e prestações de serviços que houveram no clube. Também será fundamental para a política de compliance que estamos implantando, onde vamos desenhar todas as regras e procedimentos do Santos. Não falo do Conselho Deliberativo ou do estatuto do clube, mas sim das áreas administrativas. O objetivo será ter as melhores práticas de governança corporativa. Um clube como o Santos tem de se sobressair não apenas no futebol, mas também pela organização administrativa”, disse Ricardo Feijoo, executivo de Administração e Finanças do Peixe.