
Rafa Gonzaga foi titular pelo Brasil contra o Equador (Crédito: Nelson Terme/CBF)
O lateral-esquerdo Rafa Gonzaga, do Santos, foi titular na vitória da Seleção Brasileira sobre o Equador por 3 a 2, no Estádio Olímpico Jaime Morón León, em Cartagena (Colômbia), na quarta e última rodada da primeira fase do Sul-Americano Sub-17, neste sábado (05). O camisa 16 atuou os 90 minutos e levou amarelo.
Rafa já havia entrado no intervalo do empate com o Uruguai em 1 a 1. Atuou como titular na vitória sobre a Bolívia por 3 a 0 e na vitória diante da Venezuela por 1 a o. Já o goleiro João Pedro, também do Peixe, foi banco nesses jogos.
A Amarelinha encerra a fase de grupos, em que estava no Grupo B ao lado de Venezuela, Uruguai, Bolívia e Equador, com a classificação para a próxima Copa do Mundo da categoria. Agora, o Brasil avança para a semifinal e pega o Chile nesta quarta-feira (09), às 18 horas (Brasília), no mesmo palco.
Campeão atual após o título de 2023 no Equador, a Seleção busca manter o posto. O Sul-Americano Sub-17 oferece sete vagas para o Mundial da categoria, que será disputado no Catar, entre 5 e 27 de novembro.
Leia também: Neymar vai à Vila, mas não assiste a empate entre Santos e Bahia
O JOGO
A Seleção Brasileira Sub-17 está classificada para a Copa do Mundo. De virada, o time comandado por Dudu Patetuci venceu o Equador por 3 a 2, na noite desta sábado (5), no Estádio Olímpico Jaime Morón León, em Cartagena, na Colômbia, e garantiu vaga no Mundial do Catar. O gol da virada heróica foi marcado por Luis Gustavo, aos 44 minutos do segundo tempo.
Em desvantagem no placar, o time reagiu no segundo tempo e marcou os três gols na etapa final. Antes, Luis Eduardo e Gustavo fizeram os outros dois gols. Além de carimbar o passaporte, os brasileiros se classificaram para a semifinal do Sul-Americano. A seleção vai enfrentar o Chile, segundo colocado do Grupo A.
O próximo jogo será na quarta-feira (9), também em Cartagena. Com a vitória neste sábado, o Brasil ficou em primeiro lugar, com dez pontos. O Equador abriu o placar. Aos 46 minutos, o zagueiro Luis Eduardo tentou tirar a bola e acabou marcando o gol contra. Na volta do intervalo, o Equador ampliou com Justin Lerman aos 7 minutos da etapa final.
O Brasil reagiu. O time empatou rapidamente. Aos 10 minutos, Luis Eduardo descontou com um belo gol de cabeça. Dois minutos depois, Gustavo empatou com chute de fora da área. No final, Luis Gustavo fez o gol mais bonito da partida. Aos 44 minutos, o atacante deu uma arrancada e virou o placar para o Brasil.
Santos tem 10 laterais esquerdo e nenhum lateral direito que preste ….misericórdia