Andres Rueda presidente Santos

O presidente eleito, Andrés Rueda, votou de forma online (Crédito: Divulgação)

Na semana passada, o Santos teve a maior eleição de sua história. Andrés Rueda foi eleito presidente com 3.936 dos 8.249 votos dos sócios do Peixe. Na eleição de 2017, o número total de votos foi de 5.676.

O grande aumento no número de votos (2.573) pode ser explicado pela utilização, pela primeira vez, do voto virtual. No total, foram 5. 748 sócios que fizeram a votação de forma virtual.

O DIÁRIO DO PEIXE teve acesso a alguns dados sobre a histórica votação online. Os sócios votaram de 25 Estados e do Distrito Federal. A única unidade da Federação sem votos na eleição de sábado passado foi Pernambuco. Segundo o Raio x do Sócio Rei, o Santos tem 27 sócios no Estado, mas nenhum deles votou.

Como esperado, o Estado de São Paulo concentrou a maioria dos votos. Foram 5.272 votos de sócios com endereço de cadastro em São Paulo. Entre os cinco primeiros Estados, tivemos destaque para o Paraná (116 votos), Distrito Federal (54), Minas Gerais (51) e Santa Catarina (48).

Santos e São Paulo foram as cidades com mais votos virtuais. Foram 2 mil votos de sócios com cadastro na capital paulista e 1.390 da cidade sede do clube. Presencialmente, 95 sócios votaram na Federação Paulista, em São Paulo, e 2306 votaram na Vila Belmiro, em Santos.

São Vicente (163), Santo André (134), São Bernardo do Campo (113), Guarujá (91), Guarulhos (84), Osasco (80), Praia Grande (75) e Campinas (73) completaram as dez cidades com mais votos na eleição.

A eleição teve seis votos de sócios com cidade de cadastro em outros países: Sintra (Portugal), Orlando (Estados Unidos), Toronto e East Gwillimbury (Canadá), Dublin (Irlanda) e Edimburgo (Escócia).

Muitos sócios, no entanto, votaram de outros países, mas eles foram contabilizados na cidade registrada no cadastro. No entanto, o movimento pode ser percebido pelos acessos ao portal de votação. Foram 23 usuários dos Estados Unidos, 10 usuários do Reino Unido, quatro da Argentina, três de Canadá e Paraguai e dois do Chile.

Dos mais de 7,5 mil usuários que entraram na plataforma do voto online, mais da metade (4,8 mil) fizeram de um dispositivo móvel (celular).