Jesualdo Ferreira treinou o Santos em 15 jogos (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Apesar dos quase sete meses como treinador do Santos, Jesualdo Ferreira comandou a equipe em apenas 15 partidas, enfrentando dificuldades dentro de campo, nos bastidores e até no fato de ter que morar no Brasil, longe de sua família. O técnico foi demitido nesta quarta-feira, com seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

A apresentação do treinador foi em 8 de janeiro e ele chegou cercado de grandes expectativas, com um currículo vitorioso no futebol português. Jesualdo estreou contra o Red Bull Bragantino, no dia 23 de janeiro, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. Fez 12 jogos até o meio de março (quando o futebol parou pela Pandemia), deixando o time praticamente classificado no Paulistão e com duas vitórias em dois jogos na Libertadores.

Leia também: Perto do Santos, Cuca tem rescisão com o São Paulo publicada no BID

Com a Pandemia vieram as maiores dificuldades. Jesualdo, com 74 anos, é grupo de risco e não deixou o Brasil, mesmo o país sendo um dos mais atingidos pela doença no mundo. Para dificultar ainda mais, o técnico perdeu sua irmã Maria Manuela, em abril, e não conseguiu voltar para Portugal.

Com a volta dos treinos, no começo de julho, vieram as dificuldades internas no Santos. O clube, vivendo crise financeira, pagou apenas 30% dos salários dos jogadores durante três meses, o que resultou em muita insatisfação e o pedido de rescisão de Eduardo Sasha e Everson, que enfrentam o clube na justiça. Jesualdo trabalhou como apaziguador, tentando acalmar e orientar os jogadores a seguirem no clube.

Leia também: Jogadores se despedem de Jesualdo nas redes sociais

É verdade que dentro de campo o desempenho não foi bom, apenas 48,9% de aproveitamento, mas Jesualdo teve muitos problemas na escalação do time. O português sofreu com desfalques, especialmente no ataque. Soteldo, Marinho, Raniel, Arthur Gomes, Renyer, Kaio Jorge, todos esses foram problemas em algum jogo da temporada. Nas últimas quatro partidas, quatro expulsões de santistas, três derrotas e um empate.