O Santos está perto de ser o primeiro clube a chegar aos 100 cartões no Campeonato Brasileiro de 2019. Com os cinco cartões amarelos no jogo contra o Atlético-MG, o Peixe chegou a 87 cartões na competição, sendo 80 amarelos e sete vermelhos.
O time comandado pelo técnico Jorge Sampaoli recebeu 14 cartões a mais que o segundo colocado no ranking, o Vasco, que foi advertido 73 vezes no Brasileirão. O São Paulo é o terceiro, com 72 cartões. O Bahia é o clube mais disciplinado da competição, com 51 cartões recebidos.
O Santos tem dois jogadores entre os quatro mais indisciplinados do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Lucas Veríssimo é o líder do ranking, com 10 amarelos e dois vermelhos. Ele terá de cumprir suspensão automática no clássico do próximo sábado, contra o Corinthians, em São Paulo. O meia-atacante Soteldo é o quarto jogador mais indisciplinado do campeonato, com 10 cartões amarelos recebidos.
O esquema deixa a zaga exposta, mas houve muitos cartões bobos, por reclamações. O próprio Sampaoli, que deveria enquadrar seus comandados, tem sido recordista em advertências. Jogadores como o Soteldo deveriam ser advertidos, pois prejudicam a equipemos desfalques decorrentes de cartões. É só multar que isso melhora.