Mena passou pelo Santos após se destacar na LaU (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O técnico Tite fez a convocação dos 26 nomes para a disputa da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira na tarde desta segunda-feira (7), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Como era de se imaginar, nenhum jogador do Santos marcou presença na lista dos 26 anos.

O último jogador do Santos a ser convocado para uma Copa do Mundo, inclusive, não foi um brasileiro: Eugenio Mena, do Chile, chamado por Jorge Sampaoli para a Copa de 2014.

Mena disputou quatro partidas e esteve em campo na eliminação para Seleção Brasileira, nas oitavas de finais, nos pênaltis. À época, o lateral havia trabalho com o treinador na Universid de Chile, time que encantou a América do Sul na conquista da Copa Sul-Americana de 2011.

Em 2013, o Peixe anunciou a contratação de Mena por empréstimo de uma temporada e opção de compra. Com a ajuda da Teisa (grupo de empresários ligados ao clube), desembolsou R$ 7 milhões, que foram parcelados em duas vezes. Em 2015, porém, o lateral conseguiu na justiça uma liminar para deixar o clube por atraso de salário.

Pela Seleção Brasileira, o atacante Robinho foi o último atleta do Santos com nacionalidade brasileira a ser chamado para Copa, em 2010, na África do Sul. Vale destacar que Júlio Manzur, na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, também foi convocado pela Seleção do Paraguai enquanto defendia as cores do Peixe.

Leia também: