Rescisão de Soteldo apareceu no BID (Crédito: Reprodução)

A rescisão do meia-atacante Soteldo com o Santos foi regularizada no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) nesta quarta-feira (10). O venezuelano será jogador do Fluminense, que tem o prazo até o final desta terça-feira para inscrever o atleta para a disputa do SuperMundial de clubes.

Por 50% dos direitos econômicos de Soteldo, Flu vai pagar 5,5 milhões de dólares (cerca de R$ 30 milhões) ao Alvinegro. O ‘baixinho’ ainda vai se despedir do clube nas redes sociais e o Peixe, em conjunto com o Tricolor, também devem oficializar o acordo. Enquanto isso, ele está com a Venezuela na disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.

A Seleção Vinotino tem jogo contra o Uruguai nesta terça, no Centenário, e depois ele deve ir direto para os Estados Unidos. O jogador foi um pedido do técnico Renato Gaúcho. Ambos trabalharam juntos no ano passado no Grêmio. Ainda em fevereiro, Soteldo havia renovado com o Alvinegro até o fim de 2028.

Na época, ele quase foi para o Atlético-MG e o clube quis valorizar o atleta com projeto esportivo. Visando a disputa do Brasileirão, Yeferson Soteldo não terá problemas em ser negociado, já que só atuou em cinco confrontos pelo Santos. A CBF não permite que um jogador que tenha atuado mais de 6 jogos possa atuar por outra equipe na mesma edição do Campeonato Brasileiro.

Aliás, Soteldo pouco atuou no ano e viveu sequência de três lesões musculares na coxa. Inclusive teve uma minutagem menor com a Venezuela já que está se recuperando de uma lesão no bíceps femoral da coxa. Neste ano, atuou em apenas 18 jogos e deu 3 assistências. Ao todo pelo Santos, são 21 gols e 162 duelos. Soteldo é o terceiro maior artilheiro estrangeiro da história do clube.