Camisa do Santos personalidade com nome e autógrafo de Rincón (Crédito: Divulgação)

O volante Tomás Rincón, do Santos, doou itens do acervo pessoal para um leilão beneficente em prol da ONG Refúgio 343. Uma camisa do Santos, camisa da Seleção Venezuelana e uma chuteira autografadas serão leiloadas na plataforma da Play For a Cause, empresa que utiliza o poder do esporte e entretenimento como ferramentas de transformação social.

A ação visa levantar recursos para apoiar o trabalho desenvolvido pelo Refúgio 343, dividido em dois eixos de atuação: educação e acolhimento destinado ao serviço humanitário de acolhimento e formação de refugiados e migrantes venezuelanos. O leilão fica disponível até o dia 28 deste mês.

Natural de San Cristóbal (Venezuela), Rincón é embaixador da ONG desde outubro do ano passado. A camisa do Peixe foi utilizada pelo volante no Brasileirão 2023, a camisa da Velezuela na Copa do Mundo de 2022 e a chuteira é da Adidas. Os uniformes tem lances iniciais de R$500 e a chuteira da Adidas de R$650.

Para André Georges, fundador e CEO da Play For a Cause, este leilão enfatiza o compromisso em utilizar o esporte como uma força transformadora para promover a inclusão social e apoiar causas relevantes no Brasil.

“Este leilão é uma maneira de promover a solidariedade e apoiar aqueles que enfrentam desafios em busca de uma nova vida”, afkrmou.

Sobre o Refúgio 343

O Refúgio 343 é uma das ONGs que contribui com a Operação Acolhida, iniciativa do Governo Federal em parceria com a ONU, para receber e integrar refugiados e migrantes no Brasil. A ONG apoia a interiorização e oferta formação em Língua Portuguesa, Educação Intercultural e cursos livres profissionalizantes. Desde 2019, a organização humanitária já acolheu mais de 4 mil pessoas em 251 cidades de 20 estados e no Distrito Federal. Além disso, já entregou mais de 5.500 certificações pela Escola Refúgio, focando na garantia de direitos fundamentais como emprego, educação e saúde. O valor angariado com o leilão será aplicado no trabalho humanitário.

“Nós fazemos a ponte com empresas que querem contratar refugiados e migrantes. Apoiamos com toda a documentação necessária, depois encaminhamos para as melhores oportunidades e acompanhamos todo o processo seletivo, para que os deveres e direitos sejam cumpridos”, comenta Carolina Nunes, gerente de operação e novos negócios do Refúgio 343.

Leia também: