Robinho chegou a ser contratado pelo Santos em 2020, mas teve seu contrato rescindido (Foto: Divulgação / Santos FC)

O Santos, que se encontra em uma excelente fase na temporada, liderando o Grupo A do Campeonato Paulista e disputando a liderança geral do Estadual, decidiu na manhã desta terça-feira (27), durante a reapresentação do elenco que inicia os preparativos para o próximo jogo contra o Red Bull Bragantino, desfrutar de um momento de descontração no CT Rei Pelé.

Após a atividade, jogadores, comissão técnica e diretoria, incluindo o presidente Marcelo Teixeira, participaram de um churrasco nas dependências do centro de treinamento que contou com a presença de Robinho, ex-jogador do Santos e condenado em janeiro de 2022 a nove anos de prisão pela Justiça italiana devido à sua participação em um caso de estupro coletivo ocorrido em Milão, em janeiro de 2013, contra uma jovem de 23 anos na época. A informação foi divulgada inicialmente pelo Uol Esporte.

Embora esteja em liberdade por residir no Brasil durante o processo, seu caso será analisado pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça em 20 de março para determinar se cumprirá pena em solo brasileiro.

Além disso, Adilson Durante Filho, que foi quem fez o convite ao Robinho, é ex-conselheiro do clube que foi expulso em 2019 por declarações racistas. Apesar de ter sua expulsão anulada dois anos depois, suas falas preconceituosas geraram debates sobre a postura do clube diante de contar com Adilson, que voltou a trabalhar no clube com a nova gestão.

“Sempre que tiver um pardo, o pardo o que que é, não é aquele negão, também não é o branquinho. É o moreninho, da cor dele. Desses caras, tem que desconfiar de todos. Todos que tu conhecer. Essa cor é uma mistura de uma raça que não tem caráter. É verdade, isso é estudo. Todo pardo, todo mulato, tu tem que tomar cuidado. Não mulato tipo o Pedro, o Pedro é tipo índio, tipo chileno, essas porras. Estou dizendo mulato brasileiro, entendeu, dos pardos brasileiros. São todos mau caráter. Não tem um que não seja”, falou Adilson em um áudio na época.

A principio, Robinho foi ao CT acompanhar o treino de seu filho, que atualmente joga no Sub-17 do clube, mas foi avistado por Adilson que o convidou na hora. O DIÁRIO entrou em contato com o Santos, que até o momento, não se pronunciou sobre o ocorrido.

Leia também: