Soteldo foi contratado no começo de 2019 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A possível negociação envolvendo Soteldo é o principal assunto do Santos nos últimos dias. O atacante recebeu proposta do Al Hilal, mas não aceitou. Agora, o presidente Orlando Rollo vê com bons olhos um possível negócio com o Huachipato (Chile), antigo clube do venezuelano, que o DIÁRIO trouxe em primeira mão.

“Procuramos o Huachipato, que é o clube que detém junto com o Santos os direitos econômicos do atleta. Eu, o Felipe Ximenes e o Walter Schalka, a quem convidei para nos ajudar nessa difícil negociação. E hoje apresentamos formalmente ao Conselho uma segunda proposta para que consigamos manter o Soteldo no Santos”, disse Rollo, em entrevista coletiva nesta quarta.

A proposta prevê a recompra de 50% dos direitos do jogador por US$ 3,5 milhões, que é o valor referente a uma parte da dívida do Peixe com o clube chileno. Além disso, o Huachipato promete encerrar as demandas contra o Santos na Fifa, além de pagar as taxas do processo, além de pagar US$ 200 mil diretamente ao atacante, pelas dívidas do Peixe em salários e direitos de imagem.

“Não gastamos um centavo e ainda vamos lucrar no futuro. O empresário dele está aqui no clube. Estamos conversando com ele. Esperamos ter boas notícias nas próximas horas para submeter essa proposta ao Conselho Deliberativo para selarem o futuro do atleta e do clube. Quero mantê-lo e estou fazendo força para mantê-lo.”

Não existe garantia de tempo de permanência de Soteldo no clube. A proposta fala que ele segue no Santos até que uma proposta de transferência atenda às expectativas do Huachipato. Ou seja, o atacante pode deixar o Peixe a qualquer momento.

“O Santos vai perder o controle do atleta, mas o que o Santos está fazendo com o atleta é um estelionato. Como você traz um atleta do Chile, que está aqui há dois anos, sem pagar um real para o clube? Isso não existe. Precisamos tirar esse negócio da frente. O Santos nunca pagou por isso (50% do Soteldo). Vamos ser coerentes. Se essa negociação der certo, vai cair do céu, porque ainda vamos manter o jogador aqui.”