Rollo e Peres estão rachados desde ano passado (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Orlando Rollo está de volta à vice-presidência do Santos e já voltou fazendo mudanças grandes na estrutura do Santos. Aproveitando a suspensão de Peres pelo STJD, Rollo pediu mudanças no Comitê de Gestão, com a saída de Pedro Henrique Dória, Anilton Peirão, José Bruno Carbone e Paulo Roberto de Souza Silva, substituídos por Luiz Fernando de Oliveira Almeida Cardoso, Mário André Badures Gomes Martins, Mariza Brigido Mendes e Orlando Lopes Parra.

O dirigente protocolou, na manhã desta segunda-feira, um documento colocando fim a sua licença, que durava desde janeiro de 2019. Rollo se afastou do clube após uma portaria assinada por Peres, limitando seus poderes, o que foi considerado ilegal pelo Conselho Deliberativo do clube, na última semana. A informação foi publicada inicialmente pela Gazeta Esportiva e confirmada pelo DIÁRIO DO PEIXE.

Rollo chegou ao clube acompanhado de alguns funcionários que foram demitidos, justamente por terem ligação com o vice. O fato gerou um clima de desconforto nos bastidores do Peixe. A reportagem tentou falar com Orlando Rollo, mas ainda não obteve retorno. Membros destituídos do Comitê de Gestão acreditam que a portaria do vice-presidente não tem valor.

O presidente José Carlos Peres enviou ofício ao presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Teixeira, informando que a suspensão do STJD é válida apenas para questões esportivas na esfera CBF e Federação Paulista de Futebol. Portanto, as decisões não teriam sentido jurídico.

José Carlos Peres e Orlando Rollo romperam relações após os pedidos de impeachment do presidente do clube durante o ano de 2018. O  seu então vice, Rollo, apoiou o afastamento do presidente. Ambos os pedidos foram derrubados pelos sócios em 29 de setembro de 2018.

Apesar do presidente do Santos, José Carlos Peres, ter sido suspenso por 15 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por críticas feitas ao VAR no programa Estádio 97, em outubro, a assessoria do mandatária garante que Rollo não deve poder tomar grandes decisões. Peres, basicamente, está impedido de assinar contratos na Federação Paulista e na CBF, mas a assinatura pode ser de qualquer membro do Comitê de Gestão.