Vitória manterá 20% dos direitos econômicos de Wagner Leonardo (Crédito: Divulgação)

O Santos vai ganhar R$ 1,3 milhão pela ida do zagueiro Wagner Leonardo ao Grêmio. O ex-jogador do Peixe foi vendido pelo Vitória ao gaúchos por 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 26 milhões na cotação atual). O Alvinegro terá uma porcentagem pelo mecanismo de solidaridade da CBF e o Vitória ainda manterá 20% dos direitos do atleta.

Wagner ‘Palha’, como era chamado na Vila Belmiro, chegou no Santos em 2014 para o Sub-15. Ele fez toda a base no clube, onde atuou pelo profissional e saiu em 2022. Ao todo, foram 40 partidas e um gol anotado. De acordo com o mecanismo de solidariedade nacional, os clubes ganham 1% ao ano quando o atleta tem de 14 a 17 anos, depois dos 18 anos aos 19 anos é 0,5%.

A estreia do jogador no profissional do Peixe foi na goleada sobre o América-RN por 4 a 0, no Pacaembu, pela fase inicial da Copa do Brasil de 2019. Ele apareceu como opção na zaga naquela época e chegou a atuar como lateral-esquerdo, com o técnico Cuca, em 2022, na campanha do vice da Libertadores.

Leia também: Santos aguarda definição do River Plate após conversas com Villagra

Wagner Leonardo foi então emprestado ao Náutico em abril de 2021, mas retornou ao Alvinegro antes do fim do empréstimo a pedido da diretoria, pois o clube havia vendido Luan Peres ao Olympique (França). Inclusive, no fim daquele ano, ele auxiliou o time na briga contra o rebaixamento e marcou um gol sobre o próprio Grêmio nos acréscimos do jogo.

Em 2022, Wagner Leonardo foi emprestado ao Fortaleza e não estreou pelo time de Vojvoda pois os representantes do atleta solicitaram a ida ao Cruzeiro. Conquistou o acesso com a Raposa naquele ano, mas o investimento foi considerado alto pelo time mineiro. Na sequência, rescindiu com o Santos e foi para o Portimonense (Portugal).

Apesar de ter atuado em um jogo na Europa, recebeu a proposta do Vitória e por questões pessoais retornou ao Brasil, onde estava desde então.